Em crítica ao recente touro de ouro, uma escultura que representa uma vaca desnutrida foi instalada em frente à Bolsa de Valores B3, na manhã de quinta-feira, 9, no Centro de São Paulo.
A ação tenta evidenciar a fome e a seca provocada pelas mudanças climáticas em várias regiões do Brasil. A estátua permaneceu no local por algumas horas e foi retirada pelos responsáveis da intervenção prevendo a apreensão da obra pela Prefeitura.
“A Prefeitura de São Paulo informa que, tão logo teve conhecimento da ação, uma equipe de fiscalização da Subprefeitura da Sé foi ao local para realizar a retirada da escultura, uma vez que não havia pedido de autorização. No entanto, o objeto, que foi instalado na manhã desta quinta-feira, 9, já havia sido retirado”, informou a administração em nota.
A “Vaca Magra” faz parte de uma intervenção de cunho social da artista cearense Márcia Pinheiro, que é composta de dez esculturas com formato de vacas esqueléticas em tamanho real, que são colocadas em várias cidades do País. A vaca da artista foi instalada no mesmo local onde está o ‘Touro de Ouro’, também retirado no mês passado por infringir a Lei da Cidade Limpa de SP.
Iniciada em 2011, a intervenção artística é composta por dez esculturas de vacas magras e tinha como principal objetivo chamar a atenção para os efeitos da seca na região Nordeste entre 2011 e 2018, diz uma publicação da artista em sua página no Facebook. A peça de arte foi um presente do empresário Pablo Spyer para a Bolsa de Valores de São Paulo. Inaugurada no dia 16 de novembro, o touro vinha encarando uma chuva de críticas de movimentos sociais e chegou a sofrer ataques de ativistas como no último dia 18, quando o monumento amanheceu pichado. O ato teria sido feito por manifestantes de esquerda. Logo após a remoção da escultura, a calçada da B3 foi vandalizada com tinta vermelha.
A estátua de São Paulo foi inspirada em um outro monumento similar que está localizado na Bolsa de Valores de Nova York e fez com que diversos touros fossem espalhados pelo mundo. Em um movimento com a cabeça, o touro tende a jogar adversários para cima, o que representa os períodos de alta das bolsas.
- Fonte: Revista Cenarium.
- Foto: Divulgação.