Através das redes sociais, o secretário estadual de Saúde, Anoar Samad, divulgou o aumento de casos da variante Ômicron no Amazonas.
O primeiro caso registrado da variante da covid-19 foi confirmado pelos órgãos de saúde no dia 4 de janeiro desse ano. O primeiro caso foi uma mulher de 27 anos, que chegou em Manaus após uma viagem a Fortaleza, ela chegou com sintomas gripais e realizou o teste no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, onde foi identificada a infecção.
No dia 7 de janeiro, foram processadas 144 amostras e 21 foram confirmadas com a nova variante. Os casos confirmados estão sendo monitorados e orientados a cumprirem isolamento domiciliar por 14 dias, com o objetivo de conter a disseminação da Covid-19.
Na publicação do secretário de Saúde, Anoar, afirma que mais de 100 mil pessoas não tomaram nenhuma dose da vacina e que mais de 500 mil amazonenses não tomaram a segunda dose, fazendo um apelo para que a população se vacine e cumpra as recomendações de prevenção.
“Procurem logo uma unidade de suas prefeituras. Em Manaus ainda temos o sambódromo e a carreta da vacinação. Vacinem-se, usem máscaras, lavem as mãos com frequência e evitem aglomerações”, disse o secretário na publicação.
- Fonte: Informações da redação com G1
- Foto: Divulgação.