A taxa de desemprego no Brasil ficou em 11,6% no trimestre encerrado em novembro, o que mostra uma diminuição em relação aos 13,1% registrados no trimestre anterior. Comparando com mesmo trimestre de 2020 (14,4%), a queda foi ainda maior. A taxa registrada em novembro é a menor desde janeiro de 2020 (11,2%), porém o números de pessoas fora do mercado de trabalho beira os 12,4 milhões de brasileiros. Os dados são da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
“Isso significa que, apesar de haver um aumento expressivo na ocupação, as pessoas que estão sendo inseridas no mercado de trabalho ganham menos. Além disso, há o efeito inflacionário, que influencia na queda do rendimento real recebido pelos trabalhadores.” Adriana Beringuy, coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE.
De acordo com o IBGE, a população subutilizada totaliza 29,1 milhões de pessoas, um número menor se comparado aos 32,7 milhões registrados um ano antes. Trata-se da soma de pessoas desempregadas, que trabalham menos do que poderiam e que não procuraram emprego mesmo estando disponíveis para trabalhar.
Fonte: UOL
Foto: Divulgação