Em evento cheio de lideranças indígenas, Vanda Ortega Witoto oficializou sua pré-candidatura à deputada federal no último sábado, 29/1. A técnica de enfermagem, que se filiou a Rede Sustentabilidade Amazonas, foi a primeira profissional de saúde e mulher indígena do Amazonas a ser imunizada com a vacina da Covid-19 no Estado.
O evento de oficialização de sua candidatura, que aconteceu na maloca dos povos indígenas do parque das tribos, bairro Tarumã, teve a presença da única parlamentar indígena do congresso nacional brasileiro, Joenia Wapichana (Rede). A solenidade contou também com a participação virtual da ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva.
Em seu discurso Vanda defendeu a união de indígenas para o aumento da representatividade na política e a defesa dos direitos dos povos indígenas.
“Juntos faremos diferença pelo Amazonas. Em um contexto político, social, na educação e saúde. Porque quando a gente se une, a gente faz história. Esse momento, agradeço as mulheres presentes, lideranças que estão aqui.”, comentou.
A ativista afirmou também que o apoio de não indígenas é essencial. “Temos apoio de parentes não indígenas. A luta dos povos indígenas não é exclusiva dos povos indígenas ou dos nossos territórios. A defesa da vida é de todos. Somos o estado com o maior número mas não temos representação política que defenda os nossos diretos pelo Amazonas”, afirmou.
Fonte: O Convergente
Foto: Divulgação