Na última quinta-feira (23), o prefeito de Manaus, Arthur Neto, convocou a impressa para uma coletiva e anunciou que Manaus terá 300 novos ônibus e reformas dos terminais, T1, T3, T4 e T5.
O prefeito apresentou o relatório final sobre a intervenção financeira que resultou em garantir o pagamento em dia dos trabalhadores do transporte coletivo de Manaus e a garantia da permanência do valor da passagem de ônibus para a população sem alteração.
O prefeito durante a coletiva garantiu que Manaus não terá reajuste no valor da passagem. Entre as ações anunciadas pelo prefeito também estão a implantação do Comitê Gestor do Sistema de Bilhetagem Eletrônica, em substituição ao controle da intervenção; reativação de corredores exclusivos para ônibus; licitação dos executivos e alternativos; além de melhoria na governança do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), presidido pelo ex-interventor do sistema, Francisco Bezerra.
“Em respeito à Câmara Municipal de Manaus, todos os números do relatório final de intervenção serão discutidos e avaliados junto aos colegas vereadores, quando se iniciar o ano legislativo”, informou Arthur.
“Vamos entregar dois grandes anéis viários, no Manoa e na avenida Constantino Nery, e queremos um regime novo transporte coletivo, com melhorias efetivas aos usuários”, declarou o prefeito na sala de reunião de seu gabinete na sede da Prefeitura de Manaus, no bairro Compensa, zona Oeste, com a presença de empresários, políticos, rodoviários, gestores e imprensa.
O prefeito destacou que no período 180 dias, de 22/7/2019 a 20/1/2020, enquanto durou a intervenção financeira no Sistema de Transporte Coletivo, prevista nos decretos 4.503, de 22 de julho de 2019, e 4.525, de 6 de agosto de 2019, a prefeitura operou, aproximadamente, R$ 204,7 milhões, oriundos do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE). Desse total, R$ 61,8 milhões representam o aporte feito pelo tesouro municipal para que se pudesse promover o equilíbrio nas contas do sistema.
Os recursos foram utilizados, quase que em sua totalidade, para o pagamento salarial dos funcionários das empresas de transporte, que pôs fim às constantes paralisações dos rodoviários.
“Na intervenção, nossa prioridade foi pagar em dia os trabalhadores do sistema. Aliás, a primeira coisa que se faz para um governo dar certo é o ajuste financeiro e Manaus é exemplo nesse quesito”, justificou o prefeito Arthur.
Confira aqui a coletiva completa:
Manaus – Prefeito Arthur Neto convoca a imprensa para apresentar o relatório final da intervenção do transporte coletivo.
Posted by Portal Manaós on Thursday, January 23, 2020
Confira o modelo da nova frota de ônibus para Manaus:
Começa a chegar em Manaus nova frota de ônibus para a população. ASSISTA AO VÍDEO ✔️
Posted by Portal Manaós on Thursday, January 23, 2020
Imagem:
ASSISTA AO VÍDEO- Prefeito responde pergunta para o Portal Manaós.
- Fonte: SEMCOM /Portal Manaós
- Imagem e vídeo: Portal Manaós
- Foto de Capa: Sandro Pereira / A Crítica