sexta-feira, novembro 22, 2024

Manaus – Com Bolsa de Estudos como premiação, concurso de poesia é realizado em homenagem ao escritor amazonense Francisco Calheiros

Responsável pela aprovação de uma geração inteira em diversos concursos públicos, bem como vestibulares concorridos como Direito e Medicina, Francisco Calheiros morreu em novembro de 2020, vítima da Covid-19.

Também atuante na seara jurídica, foi o advogado responsável por conseguir através da justiça o remédio mais caro do mundo para a pequena Isadora Thury, portadora de AME (Atrofia Muscular Espinhal).

Diante desse breve resumo, o escritor Francisco Calheiros recebe mais uma homenagem, se trata do “Concurso de Poesia Francisco Calheiros”.

O evento é uma iniciativa do Centro de Estudos Evolução, cursinho pré-vestibular onde Calheiros lecionou desde o início, sendo um de seus fundadores.

Idealizado por Pedro K. Calheiros, filho de Francisco Calheiros, e Alexandre Arruda, professor e proprietário do Centro de Estudos Evolução, o evento traz como tema “A paz em tempos de guerra”, que buscar fazer uma referência a situação que o mundo vive.

Pedro é acadêmico de Direito, já escreveu dois livros e escreve para um jornal local.

“Sigo o exemplo dele na carreira da escrita e do direito. A poesia, em sua essência, deve ser crítica. O tema busca explorar o que está acontecendo”, contou.

Sobre o homenageado

Francisco Calheiros nasceu em Itacoatiara, no dia 29 de novembro de 1968, e é considerado por muitos como um dos grandes poetas que o Amazonas já teve. O escritor deixou a vida para entrar na história quando não resistiu a complicações da Covid-19, após ficar internado em hospital de Manaus.

Calheiros era advogado da família de Isadora Thury, de 2 anos, que conseguiu na Justiça que a União destinasse R$ 9,5 milhões para a compra de um remédio de alto custo para o tratamento de uma atrofia muscular espinhal.

Pedro Calheiros contou que o pai é um símbolo de esperança contra o determinismo. Que de menino pobre do interior passou a ser professor reconhecido, escritor e advogado.

“É um símbolo de que a história de um homem está nas próprias mãos através do estudo”, disse.

Comissão Organizadora e Especial

A comissão será composta por representantes de várias áreas. Dentre eles estão:

Maison dos Anjos – Comissão Especial

Maison dos Anjos é professor de Língua Portuguesa, Mestre em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Além de participação em eventos acadêmicos e publicações de artigos científicos, é autor de contos com publicações em antologias. É Pesquisador da área de Literatura Amazonense e do Insólito Ficcional e membro do grupo de estudos em Literatura-GELITS.

Maison dos Anjos é professor de Língua Portuguesa, Mestre em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Foto: Divulgação
Pedro K. Calheiros – Comissão especial

Pedro é acadêmico de Direito, já escreveu dois livros e escreve para um jornal local.

Júlio Antonio Lopes – Comissão organizadora

Júlio Antonio Lopes, advogado, jornalista, membro da Academia Amazonense de Letras, do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas e presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas.

Júlio Antonio Lopes, advogado, jornalista, membro da Academia Amazonense de Letras. Foto: Divulgação
Vitor Hugo – Comissão organizadora

Victor Hugo Albuquerque Aguilar, professor de Linguagens do Centro de Estudos Evolução, professor adjunto do Centro Raimunda Amazonas, especialista em técnica redacional e revisão de textos.

Victor Hugo Albuquerque Aguilar, professor de Linguagens
e especialista em técnica redacional e revisão de textos. Foto: Divulgação
Artur Sidney – Comissão especial

Sidney é professor de Matemática, sócio proprietário do Delta Aprovacões, curso preparatório para vestibulares e concursos militares, e amante de poesia. Foi campeão das III, IV e V edições do Biblioart, evento literário do organizado pela biblioteca Professora Amélia de Souza Leal, situada no IFAM – CMZL, realiza projetos de treinamento em cálculo mental e de matemática para olimpíadas nas escolas públicas da Zona Leste e é voluntário no projeto Caravana das Letras.

Sidney é professor de Matemática, sócio proprietário do Delta Aprovacões, curso preparatório para vestibulares e concursos militares, e amante de poesia. Foto: Divulgação.
Letícia Barbosa – Comissão organizadora

Letícia Barbosa, é acadêmica de direito, colunista do Sociedade e Direito, e amante da leitura e cultura. Apresentadora do Portal Manaós e O Convergente. Tem grande compromisso com a informação fidedigna e de qualidade.

Letícia Barbosa também é apresentadora dos Portais Manaós e O Convergente. Foto: Divulgação

Inscrições e divulgação

Para participar, o autor deverá preencher os dados pessoais e enviar juntamente com a Poesia Autoral, em formulário próprio do Google Forms: https://forms.gle/MQXiJ7aa1FRAzSP97 . O valor da inscrição será de 4 alimentos, que serão doados para comunidades ribeirinhas.

O candidato interessado em até o dia 20/03/2022 para efetuar a inscrição. A seleção dos finalistas será realizada entre os dias 21 e 26/03. O resultado dos finalistas será divulgado no dia 24/03 e o grande vencedor será revelado no dia 02/04, no evento da premiação.

“Espera-se incentivar uma geração de jovens, uma vez que nos dias atuais a poesia é escassa, mas necessária para a compreensão da humanidade”, afirmou Pedro.

O evento de premiação será realizado na Unidade III do Centro de Estudos Evolução, que fica localizado na rua do Sol, bairro Morada do Sol, 300 – Aleixo, a partir das 19h.


Por Larissa Araujo

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias