A Fiocruz, por meio de seu Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), e o laboratório francês Servier assinam, nesta quinta-feira (10/3), um Memorando de Entendimento para uma cooperação técnica no desenvolvimento de novos medicamentos voltados para o tratamento de doenças crônicas a partir de uma nova plataforma farmacêutica. Trata-se de uma tecnologia inovadora, que consiste na liberação prolongada do princípio ativo no organismo, o que proporciona eficácia, segurança e maior aderência e comodidade aos pacientes.
A parceria prevê, inicialmente, o desenvolvimento de medicamentos para o tratamento de doenças cardiovasculares, como angina, isquemia e hipertensão. Numa segunda fase, já com a expertise adquirida, a nova plataforma poderá ser utilizada também para o desenvolvimento de novas opções de tratamento para doenças negligenciadas, como malária, tuberculose e Aids, por exemplo.
O projeto é uma extensão da parceria já firmada entre o Grupo Servier e Farmanguinhos/Fiocruz, que teve início em 2017, para a fabricação do medicamento Vastarel 80, para tratamento de isquemia cardíaca que já utiliza a tecnologia de micropellets. Com isso, Farmanguinhos já detém o conhecimento da nova tecnologia, o que deve facilitar todo o processo de desenvolvimento de novos medicamentos.
*Com informações da Fiocruz
- Foto: Divulgação