No Amazonas, uma pesquisa está analisando a extração sustentável de óleo a partir de árvores nativas. Uma delas é Louro Inamuí, comum em área de várzea do Médio Solimões.
A pesquisa está sendo desenvolvida em áreas de várzea da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (RDSM), nos setores Jarauá, Horizonte e Mamirauá, sob a coordenação da bióloga, doutora Darlene Gris, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM).
O Louro Inamuí,principal espécie utilizada no estudo, é um tipo de árvore apreciado no mercado regional para produção de móveis e construção em geral dos ribeirinhos.
De acordo com a pesquisadora Darlene Gris, os resultados permitirão conhecer melhor os potenciais da extração e as formas mais rentáveis e sustentáveis de obter esses óleos essenciais.
Uso no dia a dia
Os óleos essenciais investigados na pesquisa, além de serem usados popularmente e passados de geração em geração, são também utilizados pela indústria farmacêutica como matéria-prima para medicamentos, cosméticos e perfumaria.
Além disso, dessa espécie pode ser extraído o óleo de sassafrás, que possui destaque por ser fonte de safrol, uma substância utilizada pela indústria farmacêutica, especialmente no tratamento de artrite reumatoide, doenças respiratórias, entre outros.
A pesquisa, ainda em andamento, deve analisar também os impactos econômicos, a prospecção dos óleos essenciais produzidos pela espécie, a qualidade e as possibilidades de exploração desses óleos de louro inamuí nas várzeas da Amazônia Central.
A partir de agora, será iniciada a parte laboratorial para quantificação, identificação e análise dos compostos dos óleos essenciais. A previsão é que o estudo seja concluído até o fim do ano.
- Fonte: G1
- Foto: Divulgação