Segurança pública, atuação parlamentar e eleições 2022, esses foram os assuntos abordados durante entrevista do Vereador Carpê Andrade concedida ao Portal Manaós na tarde desta quarta-feira.
O parlamentar comentou sobre o que foi feito durante seu primeiro ano de mandato.
“Em 2021, foram apresentados 28 Projetos de Lei (PL), bem mais do que muitos vereadores em 4 anos de mandato. Tivemos mais de 2 mil pedidos de atendimento à população. […] Votei a favor do Auxílio Manauara, Estatuto da Guarda (Municipal), reajuste salarial dos servidores de saúde, do profissionais de educação, projeto que reserva vagas para mulheres vítimas de violência, contra o aumento do Cotão, contra o aumento da taxa de iluminação pública. Me posicionei contra a locação de 41 caminhonetes, contra a construção do novo anexo na CMM, que iria custar aos cofres públicos aproximadamente R$40 milhões[…]”, pontuou o vereador.
Arrependimento da política?
Carpê contou que começou a trabalhar muito cedo e isso fez com que pudesse se preparar para os estudos e posteriormente ingressou na Polícia Militar. Segundo ele, já tinha se ‘encontrado’ dentro da instituição [PM], porém pôde observar que não teria autonomia para mudar a forma de trabalho.
“Eu estava ali apenas para cumprir a determinação e trabalhar […] Ali, eu via que, como policial e como conhecedor de segurança pública, eu pude observar que eu poderia fazer muito mais pela Polícia e pela população”, contou.
Atuação na Segurança Pública
Em 2021, o vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos) defendeu em sessão na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei (PL) nº 356/2021, de sua autoria, que dispõe que a Guarda Civil Municipal deverá realizar patrulhamento preventivo e ostensivo no combate ao crime em áreas urbanas e rurais da capital.
Sobre isso, o parlamentar expôs que em 72 anos de existência, a Guarda Municipal nunca foi agraciada e que os agentes estariam totalmente esquecidos.
“Eu destinei R$ 200 mil de Emenda Parlamentar para aquisição do equipamento da Guarda […] para poder ter uma Guarda mais apresentada, para que possa fazer um bom trabalho para a sociedade”, enfatizou Carpê.
Eleições 2022
“[…] Irei participar diretamente na campanha de 2022, mas ainda não sabemos de que forma. Ainda estou analisando o cenário, já que muitas coisas ainda irão mudar. Mas, certamente estarei participando […] faz parte da democracia e eu sou um cidadão, político e eu tenho de estar dentro desses movimentos”, contou.
Devido a intensa movimentação e cotação de nomes para disputa do pleito deste ano, Carpê contou que se manterá no partido (Republicanos) e que irá participar de maneira direta nas eleições mas, que ainda está analisando as melhores possibilidades.
“Eu sou militar, sou cumpridor de missão, estou focado na minha missão […] estou pronto. Se a sociedade amazonense como um todo entender que eu posso representá-los dentro da Assembleia Legislativa, por exemplo, eu estou aqui para cumprir qualquer missão”, finalizou.
- Foto: Divulgação