Hoje (25), O Governo do Amazonas realizou uma ação alusiva a campanha “Janeiro Roxo”, na Policlínica e Centro de Reabilitação Antônio Aleixo, na Zona Leste de Manaus.
A ação resultou no atendimento de 300 pessoas e teve o apoio da Fundação Alfredo da Matta (FUAM), Secretaria de Estado de Saúde (SUSAM) e o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN).
“O principal objetivo é conscientizar a população do problema que é a hanseníase, que é grave quando não é descoberta na forma inicial. A pessoa às vezes não fica atenta para as manchas que surgem no corpo. Tem que procurar tratamento, procurar diagnóstico, porque a hanseníase, se não for descoberta a tempo, pode causar problemas sérios; a medicação tem em todos os postos de saúde, tanto da capital como do interior, o tratamento é feito no próprio local e a medicação é gratuita. Apenas os casos mais complicados são direcionados para a Fundação Alfredo da Matta, que é referência”, relatou José Yranir Nascimento, coordenador do programa de controle da hanseníase no Amazonas.
A ação também disponibilizou teste rápidos para HIV, atendimento ginecológico, clínico geral, exames oftalmológicos e emissão de documentos civis.
- Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde
- Imagem: Divulgação