O município de Boca do Acre, a 1.557 quilômetros ao sudoeste de Manaus, decretou situação de emergência nessa quinta-feira (24) em razão da cheia dos rios Acre e Purus. Segundo a prefeitura, mais de 1,6 mil famílias estão sendo diretamente afetadas pela subida das águas.
O secretário de Defesa Civil do município, Jony Noronha, informou que o decreto deverá ser oficialmente publicado ainda nesta sexta-feira (25), no Diário Oficial do Município. A publicação vai permitir a mobilização de órgãos municipais para atuarem em ações de resposta ao desastre natural.
Até esta sexta (25), a régua aponta que o nível dos rios está sete centímetros acima da cota de transbordamento total, chegando a 19,07 metros.
Município decretou situação de emergência por conta da cheia. — Foto: Divulgação/Defesa Civil.
“São 600 famílias da Zona Urbana afetadas e mais 1 mil na Zona Rural. Inclusive, um abrigo destinado a essas pessoas já foi montado. A previsão é que a partir desta sexta (25), algumas famílias já comecem a deixar suas casas para ocupar o alojamento do município”, afirmou Jony Noronha.
Cerca de 1.600 famílias estão sendo diretamente afetadas pela cheia. — Foto: Divulgação/Defesa Civil.
Em março de 2021, Boca do Acre também decretou situação de calamidade pública, quando 90% da cidade ficou inundada, e mais de 17 mil pessoas foram prejudicadas pela fenômeno natural.