sexta-feira, novembro 22, 2024

Meio-ambiente – Ambientalistas e agricultores buscam recuperação de áreas de preservação permanente em Rondônia

Apostando na agroecologia, em busca de uma parceria com agricultores de pequenas propriedades rurais do interior de Rondônia, ambientalistas da Associação Ecológica Guaporé – Ecoporé, pretendem reflorestar matas ciliares degradadas no entorno do Rio Pirarara, localizado no município de Cacoal, na Região do Café, a 480 quilômetros de Porto Velho.

O Pirarara é um dos principais afluentes do Rio Ji-Paraná, também conhecido como Machado. Sua bacia hidrográfica é distribuída por mais de 13,2 mil hectares, algo superior a 170 campos de futebol, de acordo com o diagnóstico socioambiental feito pela Promotoria de Justiça de Cacoal. Dentro desta área, estão 204 nascentes, além de 1.357 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs), ou seja, uma extensão superior a 19 campos de futebol juntos, sendo que 70% de tudo isso precisa de reparação ambiental.

A bacia hidrográfica do Rio Pirarara é distribuída por mais de 13,2 mil hectares, algo superior a 170 campos de futebol (Reprodução/Universidade Federal de Rondônia – UNIR)

Agricultores familiares e demais produtores rurais que tenham propriedades no entorno da bacia, podem, por meio do preenchimento de um formulário, integrar a força-tarefa de recomposição florestal e de limpeza das águas. “Eles se cadastram e recebem as mudas e os materiais para fazer isolamento da área. A contrapartida é a mão de obra para plantar e cuidar do perímetro”, informou a organização.


*Com informações da Agencia Cenarium

  • Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias