O Governo do Amazonas decretou situação de emergência nos municípios de Parintins e Itamarati, devido as chuvas intensas que atingem os municípios desde o final de março.
Os decretos são do início do mês de abril, mas só foram publicados na quarta-feira (20) no Diário Oficial do Estado (DOE).
Em Parintins, a prefeitura do município já havia decretado situação de emergência após a forte chuva que caiu na cidade no dia 3 de abril.
Na ocasião, 1,3 mil pessoas foram afetadas pela tempestade que durou mais de 15 horas e causou alagamentos e desmoronamentos. A chuva foi o equivalente ao esperado para dez dias.
Agora, a situação de emergência do Governo do Estado tem vigência de 90 dias e pode ser prorrogada. A decretação veio após um parecer técnico da Defesa Civil Estadual.
Já em Itamarati, as chuvas intensas causaram um aumento gradativo do Rio Juruá. A situação de emergência vai ter duração de 180 dias e também pode ser prorrogada, segundo o Governo.
A Prefeitura do município também já havia decretado a situação de emergência no dia 29 de março. A preocupação, tanto do governo quanto da prefeitura, é de que o pico de subida das águas só deve ser atingido no final do primeiro semestre deste ano.
*Com informações do G1
Foto: Divulgação / Jean Beltrão