sexta-feira, novembro 22, 2024

Economia – Em ano de Copa do Mundo, fabricantes e varejistas de TVs esperam turbinar as produções e as vendas do produto

Em ano de Copa do Mundo, fabricantes e varejistas de tvs esperam turbinar as produções e as vendas do produto. Diferente dos anos anteriores, o Mundial 2022 ocorre no fim do ano. O varejo não quer perder a carona do evento e projeta vendas acima de 20% nas vendas de televisores. Dados da consultoria GFK -empresa de estudos de mercado é de que o mercado brasileiro comercializa cerca de 10,5 milhões de unidades de televisores neste ano, alta de 5% em relação a 2021 -, os números ainda devem ficar abaixo do atingido em 2020.

Em informação ao site Yahoo Finanças, Fernando Baialuna, diretor da GFK, destacou  que, naquele ano, as vendas superaram a marca de 12 milhões de aparelhos, bem quando a pandemia forçou o isolamento social e o home office. “O potencial de crescimento ainda é grande no Brasil”.

Um dos termômetros que animam o setor é o desempenho do mercado com datas sazonais como o Dia das Mães e campeonatos de futebol, períodos que  sempre influenciam no resultado.  “Normalmente existe uma demanda bem maior. Essa procura  está também vinculada pela troca para de aparelhos maiores e mais modernos”, disse o  presidente do Sindivarejista (Sindicato do Comércio Varejista do Amazonas),  Teófilo Neto.

Em 2019, ano pré-pandemia, o segmento ocupou o ranking como um dos líderes de vendas, os eletroeletrônicos superaram a comercialização dos demais setores, resultado que elevou índices em torno de 2,6% a 3,5%.

“A Copa do Mundo deste ano será realizada no período de 21 de novembro a 18 de dezembro. É normal que este evento até por ser o esporte preferido dos brasileiros desperta enorme interesse em acompanhar principalmente se o Brasil avançar na classificação.

Acredito então que as vendas de televisores terão um crescimento atípico nos dois meses da Copa. Por outro lado convém registrar que dezembro normalmente já estimula compras de eletrônicos. Meses do décimo terceiro oportunizando comprar uma TV sempre maior e mais moderna”.

A prospecção do  superintendente de compras do grupo TV Lar, Humberto Oliveira, é que as vendas turbinem no segundo semestre, mas afirmou que a varejista já observa demanda pelo produto desde o primeiro trimestre de 2022 com aumento acima de 20%. “Houve crescimento na venda. O segundo trimestre já iniciou com indicativo que nós teremos um incremento com a comercialização de tlevisores”.

Após a pandemia o consumidor está muito voltado ao conforto do lar. E  investimento em TVs não deixa de fazer parte desse comportamento. “Apostar em TVs mais modernas, com comando de voz não deixa de ser uma opção”. Oliveira estima que haverá um movimento muito grande de investimento na troca de TVs.  E para o evento como a “Copa”, não será diferente. A varejista projeta vendas acima de 20% no segmento de TVs.


*Com informações do Jornal do Commercio

  • Foto: Divulgação

 

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias