sábado, novembro 23, 2024

Meio-Ambiente – Instituto aponta destruição na Amazônia de 1.197 km² apenas em abril

A ferida aberta pelo desmatamento na floresta amazônica se alastra de forma nunca antes vista; é o que aponta, por mais um mês seguido, o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon): São 1.197 quilômetros quadrados de destruição apenas em Abril, 185 quilômetros quadrados a mais do que a estimativa dos alertas de desmatamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgada na última semana. Em toda essa área, segundo o estudo, seria possível construir uma cidade do tamanho da capital do Rio de Janeiro.

Pior abril em 15 anos

O desmatamento da Amazônia já havia fechado o ano de 2021 como o pior da última década, com mais de 10 mil quilômetros quadrados, ou, sete vezes a cidade de São Paulo. Desta vez, em abril, atingiu a pior marca para o período em 15 anos, desde que o Imazon iniciou o monitoramento com imagens de satélite, em 2008. Assim como foi, também, em fevereiro, com a pior marca dos últimos 15 anos e destruição do tamanho de Fortaleza, bem como o fechamento do primeiro trimestre de 2022, o mais desastroso em quase duas décadas.

Pare se ter uma ideia do quão expressivo é o aumento, em abril de 2008, foram devastados 156 quilômetros quadrados, ou seja, 1.041 quilômetros quadrados a menos. Quando a comparação considera o mês de abril de 2021, a elevação mais que dobrou: 54%.

São dados que, para o Imazon, servem como “um sinal de urgência e ações sejam implementadas antes que a estimativa [da PrevisIA] de 15 mil km² derrubados se concretize”.


*Com informações da Agência Cenarium

  • Foto:Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias