A unidade russa do Google entrou com pedido de falência, conforme mostra um registro feito na plataforma estatal Fedresurs divulgado pela agência Reuters nesta quarta-feira (18).
A subsidiária estava “apresentando uma notificação da intenção de se declarar insolvente (falida)”, diz a nota.
“Desde 22 de março de 2022, prevê a sua própria falência e incapacidade de cumprir as suas obrigações pecuniárias, exige o pagamento de indenizações e (ou) a remuneração do pessoal que exerça um contrato de trabalho, e (ou) a obrigação de fazer pagamentos obrigatórios dentro do prazo prescrito”, continua a nota publicada pela Reuters.
Em resposta ao comunicado, um porta-voz da empresa disse, segundo a agência de notícias Dow Jones, que “o confisco das contas bancárias do Google por autoridades russas tornou insustentável o funcionamento do nosso escritório na Rússia, incluindo a empregabilidade de funcionários, pagamento de fornecedores, e outras obrigações financeiras”.
A companhia já havia interrompido a maior parte das suas operações comerciais no país, informou a Dow Jones, incluindo tudo envolvendo anúncios, após autoridades acusarem o YouTube de espalhar desinformação e incentivar protestos.
“Nós vamos continuar a oferecer serviços gratuitos, como Search, YouTube, Gmail, Maps, Android e Play”, comentou a empresa.
*Com informações do Valor Investe/Globo
- Foto: Divulgação