sábado, outubro 19, 2024

Manaus – Justiça rejeita recurso e mantém decisão que proíbe troca de sistema de bilhetagem em Manaus

A justiça do Amazonas rejeitou, nessa quinta-feira (23), um recurso conta a decisão que proíbe a troca do sistema de bilhetagem do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram). O recurso rejeitado foi apresentado por empresas do transporte público de Manaus.

Desde a semana passada, o novo sistema tem apresentado falhas, tanto no momento da recarga como na hora em que o usuários tentam passar o cartão nas catracas dos ônibus.

A decisão é do presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Domingos Chalub. Segundo ele, o recurso nem chegou a ser analisado no mérito (conteúdo do pedido), uma vez que as partes, ou seja, as empresas, não têm legitimidade para fazer esse tipo de pedido.

Na decisão, o desembargador argumentou que pessoas jurídicas de direito privado – nesse caso, as empresas do transporte coletivo – não têm legitimidade para ajuizar pedido de suspensão de liminares, com finalidade de evitar grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia públicas.

Nesse caso, a legitimidade das empresas só valeria se elas fossem parte na ação original. No entanto, quem é parte na ação original é o Sinetram, sindicato que representa os conglomerados.

A justiça já havia proibido a instalação do novo sistema e, por conta do descumprimento, bloqueou R$ 3 milhões do Sinetram.

Na quarta-feira (22), o Ministério Público também abriu um procedimento administrativo para investigar as falhas.

Falhas em sistema

Usuários do transporte público de Manaus têm reclamado de falhas no novo sistema, implantado na sexta-feira (19). Entre os problemas relatados estão falhas na integração temporal, inconsistência na quantidade dos créditos e erro na recarga dos cartões.


*G1 Amazonas 

  • Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias