A Fundação de Medicina Tropical notificou o Ministério da Saúde sobre um caso suspeito de Varíola dos Macacos na unidade. A notificação, emitida nesta sexta-feira (1º), foi confirmada ao GRUPO DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (GDC) pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
A Fundação deve divulgar mais informações a respeito do caso neste sábado (2). O Brasil já tem 22 casos confirmados da doença.
A Varíola dos Macacos, ou monkeypox, é uma doença zoonótica viral, cuja transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado. A transmissão entre humanos ocorre, principalmente, por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados.
Trabalhadores da saúde, membros da família e outros contactantes são pessoas com maior risco de contaminação, já que a transmissão via gotículas respiratórias, usualmente, requer contato mais próximo entre o paciente infectado e outras pessoas.
*D24AM
- Foto: Divulgação