Mais de 80 unidades de saúde de pequeno porte, também chamadas de “casinhas”, serão abertas em Manaus para as campanhas Contra a Poliomielite e de Multivacinação. A primeira campanha é voltada para crianças menores de 5 anos, e a segunda para os adolescentes com o esquema vacinal incompleto.
Com as campanhas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) quer alcançar um número maior de crianças e adolescentes com o calendário básico incompleto.
A subsecretária municipal de Gestão da Saúde, Aldeniza Araújo, informou que a vacinação nas “casinhas” será semanal, conforme estratégia de cada unidade. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) vão realizar busca ativa para identificar os jovens com atraso vacinal e direcionar as famílias para os postos de imunização.
“Os profissionais das “casinhas” estão mais próximos da comunidade. Então, acreditamos que essa estratégia vai contribuir muito para o sucesso da campanha em Manaus”, disse Aldeniza.
Além das “casinhas”, a população pode buscar uma das 171 salas de vacina que fazem parte da rotina da secretaria, cujos endereços estão disponíveis no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) ou no link bit.ly/salasdevacinamanaus. Os usuários devem apresentar documento de identificação com foto e cartão de vacina.
Da Redação com informações da Semcom
Fotos: Reprodução | Capa: Neto Ribeiro