A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) emitiu instruções, por meio de uma nota técnica divulgada na última sexta-feira (12/8), para o isolamento domiciliar de pacientes infectados com varíola dos macacos no Estado. Segundo a FVS, nove casos da doença já foram confirmados e oito casos estão sob suspeita, enquanto oito foram descartados.
Com a crescente contaminação no Amazonas, a FVS confirmou, na quinta-feira (11/8), a transmissão local da doença.
Na nota técnica, a FVS orienta que os pacientes com suspeita ou resultado positivo para a doença devem manter isolamento domiciliar até o desaparecimento total das lesões. Para isso, é necessário isolar o paciente em um quarto ou área separada de outros membros da família, quando possível.
Além disso, o paciente também deve ter uma movimentação limitada no ambiente e caso alguém queira manter contato, é necessário usar máscaras. Também é preciso evitar visitas e contato com animais.
Ainda conforme a Fundação de Vigilância em Saúde, o paciente só poderá sair de casa em casos de emergência e com máscara, roupas compridas, além de evitar locais com aglomeração.
Familiares e indivíduos que habitam na mesma residência devem evitar contato com as secreções do paciente, usando, se possível, luvas descartáveis.
Da Redação com informações do G1
Fotos: Reprodução | Capa: Neto Ribeiro