A capital amazonense registrou uma queda de 65% na procura diária pela vacina contra a Covid-19 na primeira quinzena de agosto, em comparação com o mesmo período de junho. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) recomendou que, mesmo com a melhora no cenário epidemiológico da doença, a população não deixe de atualizar o esquema vacinal, principalmente com as doses de reforço.
Dados do Vacinômetro Municipal apontam que, de 1º a 17 de agosto, a média diária de doses aplicadas foi 5.204. No mesmo período de julho, a média diária chegou a 14.904 (número que caiu para 12.002 no consolidado do mês, incluindo os últimos dias de julho).
De acordo com a Semsa, os postos de vacina registraram movimento intenso no mês passado, diante de um aumento de casos de Covid-19.
Com base no Sistema Municipal de Vacinação (SMV), milhares de pessoas estão em atraso com alguma dose da vacina, seja 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª.
Para conferir a situação vacinal e se está dentro dos intervalos para alguma dose, o usuário pode acessar a plataforma Imuniza Manaus, digitando apenas o CPF.
A vacinação está aberta em mais de 80 endereços, distribuídos em todas as zonas geográficas da cidade. A lista com os locais, horários e vacinas disponíveis pode ser acessada no site da Semsa.
Média
Os números da vacinação contra a Covid-19 evidenciam que a população intensificou a busca pela vacina nos períodos mais críticos da doença. No começo deste ano, em meio à proliferação da variante ômicron, a média de vacinados por dia em janeiro foi de 11.312 e em fevereiro, 10.066.
Desde então, com a redução de casos, a vacinação diária também despencou: 5.641 em março; 4.470 em abril; 4.559 em maio; e 6.654 em junho. A Semsa destaca que, desde o início da campanha, em janeiro de 2021, mais de 4,7 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas em Manaus.
Da Redação com informações do G1
Foto: Divulgação | Capa: Neto Ribeiro