segunda-feira, novembro 25, 2024

Saúde & Ciência – Estudo envolvendo pesquisadores da Fiocruz da URFJ revela traumatismo craniano com mecanismo de compensação cerebral

Com acidentes semelhantes ambos afetando o lobo frontal, Phineas Gage,1848, lobo frontal esquerdo e o brasileiro E.L.,2012, lobo frontal direito, o estudo das lesões envolveu pesquisadores da Fiocruz, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Albert Einstein College of Medicine (EUA) e da New York University (EUA), entre outros, ajudando a desvendar o processo de compensação cerebral após traumatismo do lobo frontal, jogando luz sobre o caso de Gage e abrindo caminho para tratamento médico.

O artigo é resultado de nove anos de um minucioso trabalho multidisciplinar sobre as modificações funcionais do córtex pré-frontal, e que reuniu especialistas nacionais e estrangeiros renomados.

A área pré-frontal do córtex corresponde à parte anterior do lobo frontal, não motora, e constitui o reflexo mais sofisticado da evolução humana. Evolutivamente falando, foi a última região cortical a se desenvolver. É nessa área que ocorrem os processos mentais, comportamentais e cognitivos mais complexos. Ela é, por exemplo, responsável pela escolha das opções e estratégias comportamentais, pela manutenção da atenção, pelo planejamento e pelo controle do comportamento emocional.


  • Fonte: Da redação com informação da Fiocruz
  • Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias