Nos últimos três dias os casos de Covid-19 tiveram um aumento significativo no Amazonas, conforme os dados do boletim diário, divulgados no site da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Só do dia 18 até essa quinta-feira, 20/10, o órgão registrou 508 casos novos da doença, sendo a maioria só na capital.
Do dia 10 de outubro até o dia 17 do mesmo mês, a média de casos no Estado, conforme os dados da FVS, não superava 50 por dia. Desde o dia 18/10 até o dia 20/10 a média de casos confirmados foi superior a 100 por dia. A última vez que a média de casos havia sido registrada pelo órgão de vigilância foi no dia 18 de setembro. Mês que também teve, de um modo geral, esse aumento de registro de casos confirmados da doença.
O aumento, conforme o cientista e epidemiologista da Fiocruz Amazônia, Jesem Orellana, é preocupante e muito provavelmente tem ocorrido devido à forte subnotificação de novas infecções e casos no Estado, já que segundo ele, há uma falsa sensação de que a pandemia acabou, não apenas entre a população geral, como também nos serviços de saúde. Além do período sazonal vivenciado no Amazonas.
“Este aumento se deve muito provavelmente ao abandono praticamente generalizado do uso de máscaras, álcool em gel e do distanciamento físico, em contexto de fortes aglomerações em eventos em massa, como Shows musicais e do agitado período eleitoral. A época chuvosa do ano favorece a disseminação viral, mas que não pode ser considerada a principal razão para o efeito observado atualmente no Amazonas, pois historicamente o seu impacto apenas começa em outubro e se agrava nos meses de janeiro a março”, disse o especialista.
Capital – Em Manaus, por exemplo, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) mais de um milhão de pessoas estavam com o esquema vacinal incompleto contra a Covid-19.
“Já estamos há mais de um ano e meio vacinando a população contra a Covid-19, e pudemos observar a queda no número de mortes e internações pela doença graças à vacina. Muitas pessoas deixam de atualizar o esquema vacinal porque não veem mais o caos que enfrentamos em diferentes momentos da pandemia, mas é essa imunização completa que pode impedir que novos surtos voltem a afetar nossa cidade”, disse o subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, ao falar sobre a situação identificada no inicio deste mês.
Além da Covid-19, o Amazonas tem tido registro de casos de Varíola dos Macacos (Monkeypox). Só na quinta-feira, 20/10, a FVS-RCP, registrou mais 10 novos casos da doença.
Conforme o órgão, até o momento, o Amazonas registrou 469 notificações da doença, sendo 191 casos confirmados, 226 descartados e 52 suspeitos. Nenhum óbito, causado pela varíola, foi registrado até então no Estado.
- Fonte: O Convergente
- Foto: Divulgação