sexta-feira, novembro 22, 2024

Enem 2022: Tema de redação aborda os desafios para valorização de povos tradicionais no Brasil

No primeiro dia da realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, os quase 2,4 milhões de inscritos que compareceram aos locais de prova, receberam como tema da redação os “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Com questões sobre Amazônia e Estado de Direito, o primeiro dia de provas foi encerrado às 19h, desse domingo 13 de novembro.

O tema vem sendo bastante debatido tanto nas grandes mídias nacionais e internacionais quanto no meio político. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantiu como promessa de campanha que vai criar o Ministério dos Povos Originários para dar fluidez nas pautas indígenas, principalmente ao combate ao garimpo ilegal e a divisão territorial dos povos originários em todo o Brasil.

Para o motorista Leonardo dos Santos Almeida, 27 anos, o tema da redação deste ano foi fácil de trabalhar e bastante acessível a todos os inscritos no exame.

“Sobre o tema da redação eu achei que foi bem tranquilo e fácil de se trabalhar. Acredito que o Enem a intenção dele não é dificultar, em relação ao tema, mas sim trazer um tema que seja bem fácil para todo mundo, e verificar a questão da gramática, da concordância… acho esse que é o objetivo do Enem, e não trazer um tema isolado que pouca gente tenha acesso. Eu achei bem legal e deu para desenvolver bastante, e acredito que me saí bem, agora é aguardar a nota”, disse Santos.

O tema da redação do Enem também foi bastante comentado nas redes sociais nesse domingo e ficou entre um dos mais comentados. Nas redes, houve quem concordasse com o tema, outros que discordaram e alguns falando da quantidade de textos nas demais questões da prova.

Regras da redação – Os participantes precisam produzir um texto do tipo dissertativo-argumentativo com uma proposta de intervenção a um problema apresentado.
A cartilha do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) mostra que os avaliadores da redação usam cinco competências para corrigir o texto. Cada uma vale de zero a 200 pontos.

O candidato pode ter sua redação zerada caso fuja do tema proposto, escreva até sete linhas (ou até dez, no caso do sistema braille), não siga o tipo de dissertativo-argumentativo, entre outros pontos.

Enem 2022 – O Enem é realizado em 11.175 locais de prova em 1.747 municípios. Só no Amazonas, mais de 79 mil estudantes devem participar da prova. Ainda segundo o Inep, 3.331.566 candidatos se inscreveram neste ano para o Enem impresso e 65.066, para o digital.

No próximo domingo, 20/11, os participantes fazem as provas de matemática e ciências da natureza.


  • Fonte: Da Redação
  • Fotos: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias