Tradicional em ornamentar a rua para as Copas do Mundo desde 1994, moradores da rua 3, no bairro do Alvorada 1, na zona Centro-Oeste de Manaus, organizam para este sábado, 19/11, a partir das 19h, o lançamento oficial da “Rua da Copa”, no local. Neste ano, a ornamentação tem como tema o Amazonas e o Catar e conta com pinturas no asfalto, enfeites suspensos, que formam as bandeiras dos países que participam da Copa, personalidades do futebol e imagens de pontos turísticos do Estado.
Nesta semana, a rua ganhou destaque internacional quando a Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) postou em suas redes sociais oficiais uma foto aérea da rua, falando que a febre da Copa havia chegado em Manaus e moradores se reuniram para enfeitar as ruas.
Um dos responsáveis pela ornamentação, o morador do local, Rainer, mais conhecido como “mil graus”, disse que foi muito difícil executar a ideia, pois os demais moradores estavam desmotivados pelo falecimento de um dos organizadores, que morreu no ano passado. Ainda assim iniciaram o projeto de baixo de sol e chuva. Rainer também contou que desde 1994 eles ornamentam a rua e a cada Copa do Mundo eles tentam se superar e oferecer mais atrativos.
“Um dia nos reunimos aqui na frente da casa do seu Emídio, aí nós tivemos a ideia de enfeitar a rua, isso foi na Copa de 1994, foi só no verde e amarelo mesmo. Aí depois fizemos a bandeira do Brasil, deu certo, aí fizemos um mosaico. Em 2014, nós conseguimos fazer o tatu, o “Fuleco”, então se a gente conseguiu fazer isso, a gente pode fazer mais”, disse Rainer, que também comentou sobre o reconhecimento feito pela Fifa em torno dos preparativos para o campeonato.
Quem também falou sobre a 22ª edição do mundial foi o morador Ney Araújo, 55 anos, que disse que a data se confundiu um pouco com as festas de fim de ano, mas que o torcedor brasileiro também é apaixonado por futebol e está preparado para torcer pela Seleção Brasileira de Futebol. Araújo também se disse esperançoso com a vitória do Brasil no mundial.
“Infelizmente a Copa mudou de data e vai se confundir com as festas natalinas. Então eu acredito que isso tem prejudicado bastante, principalmente os moradores que têm por costume ornamentar suas ruas, como aqui na rua 3, no bairro Alvorada 1. Eu percebo que os responsáveis pela organização da rua têm tido muitos problemas e dificuldades por conta dessa confusão de datas. Mas a gente tem que levar para frente mesmo, o Natal é uma data festiva, e a Copa do Mundo é o período em que os brasileiros colocam a sua nacionalidade à prova. Todo mundo quer torcer mesmo, quer que a seleção vença, e não importa a data se é no final ou no meio do ano, o importante é torcer”, disse.
Ruas da Copa
Além da rua 3, no Alvorada, outras ruas estão concorrendo no edital “Ruas da Copa 2022”, da Prefeitura de Manaus. Elas estão localizadas nos bairros Centro, Morro da Liberdade (zona Sul), Viver Melhor II (zona Norte), Vila da Prata e Santo Agostinho (zona Oeste) e São José II (zona Leste).
Confira as imagens do local:
- Fonte: Redação
- Criação: Marcus Reis