O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta terça-feira, 13/12, que o ex-ministro Aloizio Mercadante será o novo presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social (BNDES).
Lula deu a declaração durante evento de encerramento dos trabalhos da equipe de transição do governo, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.
“Eu, Aloizio Mercadante, vi algumas críticas sobre você, sobre boatos de que você vai ser presidente do BNDES. Eu quero dizer para vocês que não é mais boato, Aloizio Mercadante será presidente do BNDES”, afirmou Lula.
Na campanha de Lula ao Palácio do Planalto, Mercadante foi coordenador do programa de governo petista. Já, na transição, coordenou os grupos técnicos de trabalho.
Mercadante nasceu em Santos e é formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre pela Universidade de Campinas (Unicamp).
Revogaço
O coordenador dos grupos técnicos, Aloizio Mercadante, disse que a transição preparou 23 páginas de “revogaço” de atos do atual governo Jair Bolsonaro.
“Ali tem também revogaço. Só de revogaço, presidente, tem 23 páginas. Estamos revogando tudo. Tem 23 páginas, nós estamos passando por uma peneira bem fina para poder avaliar cada medida e suas implicações”, afirmou Mercadante.
Sem privatizações
Ainda na reunião de transição, Lula também falou do fim das privatizações no país. “Vai acabar privatizações nesse país. Já privatizaram quase tudo. Vai acabar, e nós vamos mostrar que algumas empresas públicas vão poder mostrar a sua rentabilidade”, disse.