sexta-feira, novembro 22, 2024

Mundo – Mísseis russos atingem Ucrânia e colocam país sob alarme de ataque aéreo

Uma nova enxurrada de ataques de mísseis russos contra a Ucrânia ocorreu na manhã de sexta-feira,16/12 e colocou todo o país sob alarme de ataque aéreo. Ucranianos correram para se abrigar enquanto as explosões soavam no céu, com ataques atingindo a infraestrutura crítica local e desligando a energia.

“Eles estabeleceram uma meta para deixar os ucranianos sem luz, água e calor”, disse o primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, em uma reunião do governo, acrescentando que 60 dos 76 mísseis disparados contra o país foram interceptados por forças da defesa aérea.

Os ataques persistentes e generalizados da Rússia à rede de energia da Ucrânia deixaram, pelo menos temporariamente, milhões de civis sem eletricidade, aquecimento, água e outros serviços críticos nos meses gelados de inverno.

As repetidas investidas com mísseis e drones, que ocorrem desde outubro e danificam ou destroem a infraestrutura civil, fazem parte de uma estratégia do Kremlin para aterrorizar os ucranianos, segundo especialistas.

A operadora de energia ucraniana Ukrenergo informou que mais de 50% da capacidade de energia do país foi perdida na sexta-feira, devido a ataques russos em usinas termelétricas, hidrelétricas e subestações, sendo necessário ativar o “modo de emergência”.

“O inimigo está atacando massivamente a Ucrânia, o perigo está aumentado. Fiquem em abrigos”, escreveu Oleksiy Kuleba, chefe da administração militar regional de Kiev, por meio do aplicativo de mensagens Telegram, pedindo aos moradores que não ignorem o alarme.

O prefeito da capital, Vitali Klitschko, disse que explosões atingiram a cidade e outros três distritos, que acabaram danificados por foguetes e tiveram o abastecimento de água interrompidos.

Klitschko sugeriu que os moradores preparassem um estoque de água potável enquanto os técnicos trabalham para restabelecer o abastecimento.

Moradores vestidos com casacos de inverno, chapéus e cachecóis se reuniram nas estações do metrô de Kiev enquanto as sirenes tocavam. Encolhidos nas escadas rolantes, seus rostos eram iluminados por seus telefones enquanto percorriam as atualizações.

Uma foto compartilhada pelas autoridades da cidade mostrava os fragmentos de um míssil na neve, que o sistema de defesa aérea havia derrubado. A administração militar de Kiev afirmou que 37 dos 40 mísseis direcionados à capital foram interceptados.


Fonte: CNN

Foto: Getty Images

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias