Nesta segunda-feira, 26/12, amigos e familiares lamentaram a morte do professor aposentado do curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Menabarreto Segadilha França, ocorrida nesse domingo, 25/12.
“É com profundo pesar que lamentamos o falecimento de Menabarreto Segadilha França, professor aposentado do curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e grande militante social. O Amazonas perde um grande lutador das causas sociais. Menabarreto será sempre lembrado como um incansável militante atuando na luta em defesa do SUS, da saúde, principalmente, no saneamento básico à população, nos direitos humanos, na educação e diversos temas de impacto na população de nosso Estado. Deixo meu respeito e admiração aos familiares, parentes e amigos ao prestarmos nossa solidariedade neste momento de pesar e tristeza”, disse o deputado federal Zé Ricardo (PT).
“Seguiu para a Luz nosso amigo e Professor Menabarreto”. Fez muito pela humanidade. Implantou o Internato Rural no curso de Medicina da UFAM em 1987, inicialmente em Mocambo e Caburi, comunidades de Parintins e levou a (o)s médica (o)s para o interior do Amazonas. Um caminho sem volta, inicialmente sob muitas críticas e hoje é o que mais resulta em interiorização da(o)s médica(o)s após a formatura.
A maior presença médica no interior do Amazonas hoje, devemos à visão do Professor Menabarreto Segadilha França. Leva nosso respeito e admiração, leva nossa amizade e fortalece a nossa crença e esperança no coletivo, no SUS, Mena”, publicou o medico e ex-reitor da Universidade do Estado do Amazonas, Cleinaldo Costa.
O filho do professor, Menabarreto França, falou sobre o ocorrido em suas redes sociais e lamentou a morte do pai. “Meu pai, meu Herói”, disse antes de compartilhar a publicação de Costa também em seu perfil.
Confira as postagens:
Detalhes sobre o falecimento e local do sepultamento ainda não foram divulgados.
Fonte: Da Redação
Fotos: Divulgação/ Capa: Neto Ribeiro