No documento divulgado pelas Americanas, na manhã de quarta (25/01), há nomes de todos os 7.720 credores oficiais, como foi pedido pela justiça de Rio de Janeiro. No momento em que foi feito o pedido de recuperação judicial, a empresa estimava que fossem 16 mil ao todo, o valor da dívida é de R$ 41,2 bilhões.
Algumas das grandes empresas presentes na lista são os bancos Itaú, Santander, BTG e Safra; empresas de tecnologia como Linkedin e Facebook; e de outros setores Sodexo do Brasil e Loreal Brasil. Algumas empresas já anunciaram que não vão comentar sobre o assunto, enquanto algumas como a TIM fizeram questão de dar detalhes, “os valores que tem a receber da Americanas são irrisórios, na ordem de algumas dezenas de milhares de reais”.
Do valor absoluto das dívidas, 41 milhões são à classe quirografários, 64,8 milhões são para a classe trabalhista e 109,4 milhões para empresas de pequeno porte e microempresas. Lembrando que esse rombo bilionário veio depois de ser encontrado nas finanças, inconsistências contábeis, que fez com que a empresa fizesse o pedido para recuperação, mas para isso precisava entregar a Justiça a lista com todos os credores, valor das dívidas, bem como o valor total.
- Por July Barbosa, com informações da CNN Brasil.
- Foto: Divulgação.
- Ilustração: Neto Ribeiro.