Em operação realizada, entre a última sexta (27) e o sábado (28), o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBAM), fiscalizou 47 estabelecimentos, dentre eles 40 foram notificados após averiguação das irregularidades. A operação, chamada de ‘Operação Ambiente Seguro’, é de caráter preventivo.
Alguns dos problemas encontrados, foram, extintores descarregados e sem condições de uso; falta de sinalização de rotas de fuga em saídas de emergência; falta de licenciamento no Corpo de Bombeiros, no que se deve a segurança contra pânico e incêndio. Somente 6 se encaixavam no padrão exigido, outras 8 estavam fechadas, ao todo foram 61 locais visitados nos 2 dias.
Segundo Orleilso Ximenes Muniz, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, a ação queria estimular os empresários a regular seus empreendimentos, “Contamos com a colaboração de todos, para aumentarmos a segurança contra incêndios na cidade de Manaus”. A sociedade pode fazer sua parte, denunciando pelo telefone de emergência, 193.
Os bares, restaurantes e casas noturnas, que foram autuados, tem o prazo de 15 dias, para cumprirem com todas as normas, visando casos de incêndio, proteção de vidas de ocupantes de edificações, locais de riscos, explosões e pânico, informa o CBMAM. Lembrando que, somente no ano de 2022, em Manaus, foram registrados 211 incêndios em ambientes públicos e residências.
Em 2023, agora no mês de janeiro, já teve dois casos de grande repercussão, de incêndios em estabelecimentos. Tudo isso, fez com que fosse tomada a decisão de regularizar as rotas de fugas, em ambientes públicos, é imprescindível que sejam de fácil visualização, para que se tornem de acesso ao público.
- Por July Barbosa, com informações do G1.
- Foto: Divulgação.
- Ilustração: Neto Ribeiro.