A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) irá antecipar a chegada da quinta geração de redes móveis (5G), segundo anúncio do presidente da empresa Carlos Baigorri, sexta-feira (10), em mais de mil municípios em todo o país mostrando o esforço do órgão em ampliar o alcance em todas as localidades.
Todas as capitais do Brasil já contam com a tecnologia, desde janeiro os municípios com mais de 500 mil habitantes estavam sendo contemplados de acordo com a determinação no edital do leilão do 5G, assinado por todas as operadoras.
A Anatel deve conseguir permissão para a implementação devido à necessidade de desativar a faixa de 3,5 GHz nesses locais. O Cronograma oficial da empresa apontava para que as cidades com mais de 200 mil habitantes, começassem a receber apenas em 2026 com previsão de término para 2029, quando será o ano limite para que todas as operadoras atendam 100% dos moradores em locais com mais de 30 mil habitantes.
Entretanto, a Anatel explica que mesmo com a autorização, não há uma obrigação para que as operadoras tenham que levar imediatamente o sinal 5G para as cidades menores, pois no cronograma oficial havia sido estipulado o ano 2026, embora a ampliação esteja ocorrendo em tempo superior ao planejado.
- Por July Barbosa com informações Olhar Digital.
- Ilustração: Marcus Reis.