A Volkswagen decidiu congelar sua produção no país em três linhas de produção nas cidades de São Bernardo do Campo – SP, São José dos Pinhais – PR e São Carlos -SP. As duas primeiras já entrarão em férias coletivas na próxima segunda-feira (22), com retorno previsto para março dia 03, enquanto que a de São Carlos irá parar em fevereiro (20), retornando em 1 de março.
Um dos motivos para esta pausa, de acordo com a empresa seria a falta de peças de reposição e componentes, questão que ficou mais forte durante a pandemia e recentemente pelo embate entre Rússia e Ucrânia. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), informa que “a indústria não está totalmente recuperada”, embora a produção tenha atingido a marca de 152,7 mil unidades apenas em janeiro, superior ao do ano passado que foi de 145,5 mil.
Até o momento, a fábrica de Taubaté vai manter o fluxo de produção normalmente, pois o principal veículo fabricado é o substituto do Gol, o novo Polo Track.
Em nota a empresa falou, “os dias de parada já estavam programados desde o ano passado e fazem parte da estratégia da montadora de flexibilização nos processos produtivos”, devido aos problemas enfrentados aquisição de componentes.
- Por July Barbosa com informações de Olhar Digital.
- Foto: Reprodução.
- Ilustração: Marcus Reis.