Nesta terça-feira (14) o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva irá relançar o projeto Minha Casa Minha Vida (MCMV) no Santo Amaro, Bahia. O maior programa de habilitação do país nas últimas décadas, com a entrega de 2.745 imóveis para famílias de baixa renda. Esse relançamento poderá ter a retomada e o fortalecimento da política pública no qual era administrada por Lula
Na cidade baiana, o presidente fará a entrega de 684 unidades em dois conjuntos habitacionais (Vida Nova Santo Amaro 1 e Residencial Vida Nova Sacramento). Na ocasião, ele vai anunciar o novo Minha Casa Minha Vida, que tem como meta contratar, até 2026, dois milhões de moradias.
Além do presidente Lula, estarão presentes em Santo Amaro (BA) o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, o ministro das Cidades, Jader Filho, o ministro dos Transportes, Renan Filho, a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, entre outras autoridades
Lula usou sua rede social esta manhã para falar sobre o Minha Casa, o quanto ele mudou a vida de milhões de brasileiros. A importância do programa para a transformação do sonho da casa própria em realidade.
“O Minha Casa Minha Vida mudou a vida de milhões de brasileiros e brasileiras. Depois de anos de desmonte, retomamos o programa para seguir transformando em realidade o sonho da casa própria para famílias do Brasil inteiro. Casas da cor que as pessoas quiserem”. Publicou o presidente.
Imagem da publicação
Ampliação da inclusão
O programa tem a ampliação da inclusão da locação social, a possibilidade de aquisição de moradia urbana usada, a inclusão de famílias em situação de rua no programa. A principal ideia é que 50% das unidades financiadas e subsidiadas sejam destinadas a esse público.
Novas Diretrizes
A informação é de que os seis primeiros meses de 2023 servirão não só como um momento de garantia de recursos para o retorno das obras no ritmo necessário, como também de revisão e preparação para a entrega oficial do novo formato do MCMV, estipulada para o início de agosto. No evento deste mês, serão divulgadas novas diretrizes e uma medida provisória para o programa.
Por: Kalinka Vallença
Ilustração: Marcus Reis