Carta denúncia foi enviada pelas Organizações Indígenas do AM à Ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara, após notarem presença de máquinas no local, informaram a presença de garimpeiros na região do Pico da Neblina, localizado no Amazonas. De acordo com a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), Associação das Mulheres Yanomami Kumirayoma (AMYK) e Associação Yanomami do Rio Cauabaris e Afluentes (AYRCA), há movimentação de micro grupos de garimpo.
Na denúncia foi informado que um garimpeiro foi atingido em conflito, chegando a ser levado para a Polo Base Comunidade de Ariabu, porém como não houve movimentação por parte dos indígenas para ajudar na remoção, os familiares do ferido ameaçaram de morte uma das lideranças do local. As associações dizem ainda que “nas últimas semanas foi percebido o aumento do trânsito de garimpeiros na área, sendo relatada também a chegada de maquinário para o grupo”.
O Pico da Neblina é localizado no extremo noroeste do Amazonas. Para chegar até a formação rochosa é necessário enfrentar mais de uma hora de estrada e cinco horas de viagem de barco. Sendo acesso mais fácil acesso para quem utiliza avião. Os indígenas informam ainda que o local serve de acesso para garimpos na Venezuela.
Até o momento não houve um posicionamento da parte da Ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara.
- Por July Barbosa com informações do G1.
- Foto: Divulgação.
- Ilustração: Marcus Reis.