Tradição católica onde o pescado se torna o principal alimento por 40 dias
A Quaresma é o período de 40 dias que antecede a Páscoa para os cristãos, tem início na quarta-feira de Cinzas, e neste período o peixe se torna o principal alimento, pois, nos costumes, não é permitido comer carne vermelha. Veja lugares onde você pode encontrar em Manaus.
Na religião católica, a Quaresma é o tempo de se preparar para o festejo da Páscoa. A Igreja indica aos cristãos que seja uma fase de confissão, reflexão e oração. Embora alguns não se abstenham da carne os 40 dias, somente na Sexta-feira Santa.
A capital se prepara para esta época com as Feiras de Produtos Regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), ofertando peixes em todas as edições realizadas durante o período de Quaresma, período em que aumenta a demanda pelo produto.
Aumento nas vendas
O peixe naturalmente é um alimento muito consumido na região, porém nesta época do ano tende a aumentar, tornando-se um período de boas vendas para feirantes e pescadores que percebem retorno de lucro significante.
Não há um registro exato do aumento das vendas, mas de acordo com o número de consumidores que se torna maior e relatos de vendedores é possível ter a constatação. Wanderson Costa, titular da Semacc (Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal) disse na útima quarta-feira (22), “Estamos aqui na feira nesta quarta-feira de cinzas, e estamos vendo o grande número de clientes à procura dos produtos, a feira está bem movimentada, e ficamos felizes em ver as vendas aquecidas, e nossa intenção é fomentar ainda mais o serviço oferecido nas feiras de Manaus”.
Todos os anos o período da quaresma é muito esperado para os vendedores de peixes, gerando emprego e renda extra para mais de 400 pessoas, estimulando diretamente o comércio local. As espécies mais vendidas nas feiras são tambaqui, pirarucu e surubim.
Feiras conhecidas de Manaus:
– Feira da Panair: De segunda a sábado, de 5h às 19h30 e domingo, de 5h às 13h. Rua Visconde Alegre, Educandos.
– Feira Manaus Moderna: De segunda a domingo, de 3h às 16h. Centro de Manaus.
– Mercado Adolfo Lisboa: De segunda a sábado, de 6h às 18h e domingo, de 6h às 12h. Centro de Manaus.
– Mercado Municipal Cunha Melo: De segunda a sábado, de 5h às 17h30, e domingo, de 5h às 15h. Av. Constantino Nery, 150, Centro.
– Feira Municipal do Coroado: De segunda a domingo, de 8h às 22h, Avenida Cosme Ferreira, Coroado.
– Feira do Produtor Rural: De segunda a domingo, Avenida Autaz Mirim.
Feiras de Produtos Regionais da ADS
Terças-feiras:
– Das 14h às 19h, no Sumaúma Park Shopping (Cidade Nova)
– Das 14h às 19h no Manaus Plaza Shopping (Chapada) – matrinxã, tambaqui, pirarucu e filé de pescado processado.
Quartas-feiras:
– Das 15h às 19h, no estacionamento do Shopping Ponta Negra
Quintas-feiras:
– Das 14h às 19h, no Manaus Plaza Shopping (Chapada) – matrinxã, tambaqui, pirarucu e filé de pescado processado.
– Das 14h às 19h, na Praça de Alimentação, na Rua José Bonifácio (Dom Pedro) – tambaqui, matrinxã e outras espécies menores.
Sábados:
– Das 5h às 11h, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Bola da Suframa)
– Das 5h às 11h, no Comando Geral da Polícia Militar (Petrópolis) – pacu, tucunaré e tambaqui roelo.
– Das 5h às 11h, no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola (Cidade Nova)
Domingos:
– Das 6h ao meio-dia, no Complexo Turístico da Praia da Ponta Negra, no estacionamento em frente ao Anfiteatro – tambaqui, matrinxã e linguiça de peixe
- Por July Barbosa com informações do G1.
- Foto: Divulgação.
- Ilustração: Marcus Reis.