Ensaio dos bumbás – Os eventos contam com a presença dos dois bois, dos itens oficiais e de suas torcidas organizadas
A temporada bovina 2023, iniciou oficialmente em Manaus, junto disso vem aí mais uma temporada do ‘Ensaios dos bumbás’, com o Curral do Garantido e o Bar do Boi Caprichoso que iniciam esta semana. Todos os sábados no sambódromo, zona Centro-Sul de Manaus, os ensaios são com entrada gratuita para o público em geral.
No sábado (25), será a abertura dos “Ensaios dos Bumbás’, a partir das 21h até 3h do domingo (26), servindo de esquenta para torcedores aprenderem as toadas e coreografias para ir à ilha Tupinambarana no mês de junho. Os eventos contam com a presença dos dois bois, dos itens oficiais e de suas torcidas organizadas.
Veja o calendário:
Abertura – 25 de março
Participação de Boi Bumbá Caprichoso e Boi Bumbá Garantido
Boi Bumbá Caprichoso – datas:
1 de abril;
15 de abril;
6 de maio;
27 de maio;
9 de junho
Boi Bumbá Garantido – datas:
8 de abril;
22 de abril;
13 de maio;
3 de junho;
16 de junho
O que esperar?
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz falou, “um dia desses me perguntaram, depois do maior festival folclórico de todos os tempos, o que vem, o que esperar? E vocês podem esperar, só vai saber quem se fizer presente lá no dia 30/6, 1 e 2/7 na ilha da magia, em Parintins, certamente, vocês irão se surpreender”.
Como conhecer o festival?
A opção para aqueles que ainda sonham em viver uma das noites do festival de Parintins, é participar das galeras. Tradicionalmente os interessados madrugam para estar na fila que garante entrada gratuita nas três noites. A única restrição é que para menores de idade entrarem, os mesmos devem estar acompanhados de seus responsáveis, fora isso quem tiver disposição e vontade é a opção mais viável.
Lançamento do festival em Parintins
O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) realizou, na noite de 17/3, o lançamento do 56ª Festival Folclórico de Parintins (distante 369 km de Manaus), no Bumbódromo da Ilha Tupinambarana. O Festival acontece nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho e, conforme determinação do governador, o evento vai focar em três pilares principais: cultura, turismo e sustentabilidade.
“Quero reafirmar o compromisso que nós temos com a festa. Reforçar o compromisso que temos com a geração de emprego e renda. O festival representa isso para a população que vive aqui. Tem gente que espera por isso o ano todo, para que possa ter uma renda extra. E esse ano nosso festival tem três pilares importantes, que é a cultura, o turismo e a questão da sustentabilidade”, relatou o governador Wilson Lima.
- Por July Barbosa.
- Foto: Divulgação.