sexta-feira, novembro 22, 2024

Geraldo Alckmin fala em gestão do CBA e nome para Suframa

Geraldo Alckmin em Manaus – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), visitou rapidamente os laboratórios do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) e anunciou que vai dar andamento em breve ao processo de gestão do Centro, por meio de decreto que deve ser publicado nos próximos dias. A visita ocorreu no início da tarde dessa sexta-feira, 24/3, antes de Alckmin participar da 308ª Reunião do Conselho Administrativo da Suframa (CAS).

Durante a visita ao CBA, o vice-presidente da República disse que em uma semana discutirá a questão de qual empresa do Polo Industrial de Manaus (PIM) assumirá a gestão da instituição, que viabiliza pesquisas de inovação tecnológica, desenvolvimento de produtos e geração de bionegócios no Estado e na Amazônia.

“Não há bioeconomia sem pesquisa aplicada e geração de patentes. A bioeconomia poderá ampliar o mix da Zona Franca de Manaus e garantir a sustentabilidade do modelo”, comentou Geraldo Alckmin.

O CBA é um complexo com área construída de 12 mil metros quadrados, o centro tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico e sustentável da região amazônica.

“Mesmo operando com 10% do seu potencial, [o CBA] consegue desenvolver trabalhos maravilhosos. Pois o caminho é fazer pesquisa, criar patente, mas depois virar indústria, depois produto, depois emprego, e depois riqueza para a região”, finalizou o vice-presidente Geraldo Alckmin (leia mais sobre o decreto aqui).

Polo de duas rodas 

Ainda em Manaus. Alckmin também fez uma visita a uma indústria do setor de duas rodas no Distrito Industrial (DI). Houve quem criticasse a política econômica dos juros e “ataques” ao Banco Central. Um deles disse que é preciso reduzir os juros para que os amazonenses possam comprar motos mais baratas.

“Precisa diminuir os juros para o povo poder comprar moto com parcelas acessíveis”, escreveu o internauta. Outro disse que tem que parar de atacar o Banco Central: “Então parem de atacar o banco central e apresentem compromisso com a responsabilidade fiscal. Contamos com vocês!”.

Geraldo Alckmin - visita Manaus

Reunião do CAS

Já na 308ª Reunião do CAS, Alckmin aprovou juntamente com entidades de representação das indústrias e do superintendente interino da Zona Franca de Manaus, Marcelo Souza, projetos na ordem de R$ 1,6 bilhão, o que trará novas empresas ao PIM e gerará em torno de mais de 1,6 mil novos postos de trabalho no Amazonas.

“Além de visitarmos o Centro de Biotecnologia da Amazônia, aprovamos na Suframa 19 novos empreendimentos industriais, que representarão investimento de R$ 1,6 bi e gerarão mais de 1.600 novos empregos”, disse o vice-presidente.

Nome para Superintendência

O ministro do Desenvolvimento também falou que em breve deve anunciar um nome para o comando da Autarquia. No entanto, não citou nomes prováveis ao cargo. Enquanto isso, segue na gestão, de forma interina, Marcelo Souza.

“Anotei aqui todas as observações. Nós vamos nos empenhar, vocês vão ter um servidor na boa causa do emprego e desenvolvimento da região, do fortalecimento da Suframa”, garantiu o vice-presidente.

O ex-deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade) é o indicado da bancada federal, mas o também ex-deputado federal Zé Ricardo (PT) “corre por fora” para emplacar seu nome neste cargo. Contudo, a decisão será dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua cúpula governamental.

Autoridades

Participaram, ainda, desta primeira reunião, o governador do Amazonas Wilson Lima (União Brasil); o prefeito de Manaus David Almeida (Avante); os senadores Omar Aziz (PSD) e Plínio Valério (PSDB); o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) Roberto Cidade (UB).

Wilson Lima disse que aproveitou para falar a Alckmin sobre a importância da ZFM ao Estado e a Amazônia. “Aproveitei para ressaltar a importância da Zona Franca para o desenvolvimento social e econômico do nosso estado e pedir o apoio do vice-presidente na manutenção do diferencial tributário do modelo, garantindo os empregos gerados no Polo Industrial de Manaus”, comentou o governador.

Já o prefeito David Almeida disse que a ZFM é o maior projeto de preservação ambiental no mundo e dentro do Brasil. “Durante o meu discurso, ressaltei a importância econômica e social da Zona Franca, que é o maior projeto de preservação ambiental da história mundial”, pontuou Almeida.

O presidente da Aleam, o deputado estadual Roberto Cidade, destacou o papel econômico da ZFM como fundamental para o Amazonas. “A ZFM é a nossa principal matriz econômica e geradora de empregos, diretos e indiretos. Precisa ser defendida, preservada e esse é o nosso objetivo. A Zona Franca de Manaus é importante econômica, ambiental e socialmente”, afirmou Cidade.

Leia mais: Governador do AM diz a ministro que política de habitação deve contemplar serviços públicos

 

Fonte: O Convergente com informações Mdic

Foto: Divulgação / CBA

Revisão textual: Érica Moraes

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias