Objetos foram encontrados durante o controle de acesso dos alunos às salas de aulas
Foi encontrado na manhã desta quarta-feira (12), no Colégio da Polícia Militar em Manaus, durante revista do controle de acesso dos alunos às salas de aulas, 7 facas, 2 canivetes, 2 simulacros de pistola e um spray de pimenta dentro das mochilas de alunos. Os alunos foram conduzidos para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), que ficará responsável pelo caso.
Veja vídeo
A situação ocorreu na escola estadual Áurea Pinheiro Braga, localizada no bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste de Manaus, conhecida pela sigla CPM-4.
Nise
O Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise), implantado pelo Governo do Amazonas, na Secretaria de Estado de Educação e Desporto, em 24h, identificou 25 adolescentes envolvidos em ameaças contra escolas das redes estadual e municipal de ensino. O Nise compõe uma das ações do “Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar”.
Atuante no monitoramento e prevenção de ameaças às unidades de ensino, o Nise tem apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar (PMAM) e Civil (PC-AM) e da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai).
“Nós estamos trabalhando com toda a rede, inclusive com as polícias Civil e Militar, de uma forma ostensiva. Todas as forças de segurança do Estado e órgãos competentes estão trabalhando, dia e noite, para resguardar e assegurar as nossas escolas, tanto da rede estadual, municipal e particular, na capital e no interior. Nesse momento, o que fica, mais do que nunca, é um apelo para que as ‘fakes news’ não sejam propagadas nas redes, porque atrapalha o trabalho que estamos fazendo. Este é um trabalho educativo e de monitoramento”, destacou a secretária.
O Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar tem como objetivo adotar medidas de segurança para inibir ataques e crimes de ameaça, racista, bullying, ciberbullying, uso abusivo de drogas, tráfico de entorpecentes e quaisquer outras ações que se configurem em transgressões no interior das escolas contra estudantes, profissionais da educação ou mesmo contra a estrutura das unidades da rede estadual de ensino.
O acompanhamento e as tomadas de decisões se darão via acompanhamento do núcleo, por meio de Sistema Integrado de Monitoramento, interligando as câmeras de segurança das escolas da rede estadual com a inteligência da SSP, além de ação de geoprocessamento, a fim de identificar e mapear as regiões e zonas críticas para, assim, detectar e dar seguimento à conclusão dos casos de forma mais célere, estreitando ainda mais a relação entre educação e segurança pública, em prol do bem-estar de toda a comunidade escolar.
Denuncie
Leia mais: Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar identifica autores de ameaças às escolas
- Por July Barbosa.
- Foto: Divulgação.