domingo, novembro 24, 2024

‘Por Elas’ – “Isso é o empoderar feminino, dar lugar de fala”, diz Fabiana Souza, líder do grupo Mulheres do Brasil – AM

O programa ‘Por Elas’, realizado neste sábado, dia 15 de abril, com as presenças da Especialista em Gestão de Pessoas, life coach líder do grupo Mulheres do Brasil, Núcleo, AM Fabiana Souza e de da Formada em Tecnologia em Logística Pós Graduada em Gestão Estratégica de Logística, Claúdia Azevedo. Em um bate-papo com a apresentadora Isabela Nunes, conversaram sobre rede de apoio e empoderamento feminino.

“Dentro do Grupo Mulheres do Brasil, eu sou uma das líderes, hoje estamos em três, eu estou desde o início ele foi fundado em 2018, eu era membro e em 2019 fui convidadada para ser a líder, o que me motivou a estar no grupo e permanecer, esse momento como eu disse aqui, de estar à vontade pra falar, pra ser ouvida e também provocar mudanças por onde a gente passar”, inicia Fabiana Souza.

“A nossa líder, que é uma inspiração pra todas nós, Luisa Helena Trajano, ela iniciou o grupo em meio a um bate papo na sala da casa dela e aí ela com outras amigas, elas disseram assim “por que a gente precisa estar aguardando que o governo faça algo pela aquela inquietação” por aquele incômodo de você fazer algo diferente onde você está, então assim iniciou o Grupo Mulheres do Brasil”, diz Fabiana.

Souza explica sobre a atuação do Grupo no Amazonas, “Aqui nós observamos que era necessário a gente trazer, levantar a bandeira dos Povos Originários que hoje está com uma das líderes que é a Silvana Aquino, é bem pertinente né, porque a outra vertente é a volência contra mulher,entendeu? O combate contra essa violência e aí os Povos Originários que a gente fala aí do caboclo, do indígena, do ribeirinho, então como hoje a gente fala também do que vem ocorrendo de violência com essas mulheres, a gente fala muito sobre a capital, a gente discorre sobre muitos temas aqui, mas e lá?”

“Uma das metas do Grupo Mulheres do Brasil geral, a Luisa Helena ela instituiu que em 5 anos a gente colocasse fim a essa violência  contra mulher, então a nossa meta é arrojada e aí a gente precisa unir forças não é mesmo? E temos também a saúde, onde está a outra líder que é a Ana Paula Lemos, e um dos projetos pra saúde é a gente unir forças para apoiar a campanha da vacina do HPV nas escolas, então a gente pretende dar força pra que ocorra mesmo e que protejam as nossas meninas”,  conclui Fabiana Souza.

“Eu falo para várias pessoas, eu treino várias, eu dou consultoria / mentoria, mas lá atrás essa Fabiana aqui, eu precisei de pessoas que me levantassem, que me dissessem que eu era capaz de destravar a minha voz, porque são tantas as situações que nos travam na vida que a gente pode olhar e de repente e enxergar assim “nossa eu queria estar aí, queria estar no bate papo, acho que não consigo”, você consegue sim, se a gente for, cada uma compartilhar aqui um pouco os desafios que a gente superou pra chegar até esse lugar de fala, isso é o empoderar feminino, dar lugar de fala”, relembra Fabiana.

Claúdia Azevedo, comenta sobre a recepção do Grupo no interior do AM, “é surpreendente, porque pra eles parece uma realidade muito distante, mas a gente fala não, pode vir que a porta tá aberta pode participar, de início é um impacto, mas depois vai, se sente em casa né? Algumas pessoas falam, de que parte política é isso? Ai eu falo não, é apartidário”.

“Na parte que eu fico mais presente, eu vejo um número expressivo, a gente vê um número expressivo e eu imagino que seria por falta desse fortalecimento de mulher com mulher, a mulher até se sujeita porque ela se sente enfraquecida, ela não consegue entender o potencial que ela tem”, explica Claúdia sobre a violência contra a mulher nos interiores, sua área de atuação.

Após um bate-papo bastante agregador para as mulheres e à sociedade, Fabiana Souza deixa uma mensagem  de inventivo, “não é preciso nada grandioso, talvez a mulher que esteja do seu lado ela precise que você dê uma mão pra ela, você fazer no lugar onde você se encontra, no teu trabalho, aonde você tiver possibilidade, você pode ajudar, porque acho que a gente impulsionando uma, essa uma vai fazer outras e isso vai criando essa rede de apoio”.


  • Por July Barbosa
  • Foto / Ilustração: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias