A iniciativa conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam)
Clima e biodiversidade em tempos de multi-crise e as vozes da resistência nas questões ambientais são algumas das tônicas a serem debatidas no *22º Encontro Nacional de Jornalismo (Enejor) e 3º Congresso de Jornalismo da Amazônia (Conjor)*.
Os eventos, que devem reunir cerca de 400 participantes de todo País, acontecem no período de 25 a 28 de abril em Manaus, organizados pelo Grupo de Pesquisa Trokano da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/Ufam) e pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej). A iniciativa conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Uma das conferências vai ocorrer logo no primeiro dia do evento, na terça-feira (25/04), às 9h, no Auditório Rio Solimões, no campus da Ufam, no Coroado, zona sul de Manaus. Com o tema ‘La comunicación climática y de la biodiversidad en tiempos de multicrisis’, a conferência internacional será proferida pelo pesquisador Rogelio Fernández-Reyes, do Observatório de Mídia e Mudanças Climáticas (MeCCO) da Universidade do Colorado, nos EUA. A atividade será coordenada pela presidente da Abej, Marluce Zacariotti.
O coordenador do Enejor, Allan Rodrigues, explicou que a conferência é apenas uma das palestras que terá como foco a pauta ambiental. Ao longo dos quatro dias de eventos, também haverá mesas-redondas e oficinas que abordarão o tema, tais como: ‘Fotojornalismo como ferramenta de denúncia e proteção ambiental’; ‘Jornalismo científico e ambiental no Brasil’ e ‘Jornalismo e resistência: vozes que falam pelo meio ambiente’.
Tanto o Enejor quanto o Conjor acontecerão de forma presencial nos campus da Ufam, Centro Universitário Fametro, Uninorte e Faculdade Boas Novas (FBN) (conforme a programação), com transmissão ao vivo pelo Youtube, no canal do Portal da Ciência (@portaldaciencia6907).
As expectativas da organização é que ambos os eventos sejam o momento em que o curso de jornalismo da região Norte possam trocar experiências com professores, pesquisadores e estudantes para melhorar o ensino e a prática jornalística. A programação contará com conferências, mesas-redondas e oficinas voltadas para o jornalismo ambiental.
Para saber mais da programação, é só clicar no link.
- Fonte: Assessoria de Imprensa.
- Fotos: Divulgação.