sábado, novembro 23, 2024

Lula homologa seis terras indígenas em diversos estados

Durante o encerramento do Acampamento Terra Livre (ATL) e na presença de seis mil indígenas vindos de todo o país para Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) homologou e assinou nesta sexta-feira, 28/4, as seis primeiras terras indígenas de seu atual governo. As áreas estão localizadas nos estados do Acre, Amazonas, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Sul e Goiás. Hoje tenho a alegria de assinar a homologação de seis territórios indígenas.

“A luta por demarcação dos povos indígenas é uma luta por respeito, direitos e proteção da nossa natureza e país. Estamos avançando”, escreveu Lula no Twitter.

Durante o discurso aos mais de seis mil indígenas presentes, Lula garantiu que cumpre um dos seus compromissos de campanha e que terá que trabalhar muito para garantir os direitos dos povos originários.

“Primeiro, eu queria que vocês tivessem a consciência de que nós vamos fazer tudo aquilo que nós falamos que íamos fazer durante a campanha. Nós vamos legalizar as terras indígenas, é um processo um pouco demorado, a nossa ministra sabe do processo [Sonia Guajajara], tem que passar por muitas mãos e a gente vai ter que trabalhar muito para que a gente possa fazer essa demarcação do maior número possível de Terras Indígenas (TI), não só porque é um direito de vocês, mas porquê se a gente quiser chegar em 2030 com o desmatamento zero, na Amazônia, a gente sabe que vai precisar de vocês como guardiões da floresta”, disse o presidente.

Ainda em seu discurso, Lula disse que o próximo passo é cuidar do Plano de Cargos e Carreiras da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), comandada pela Cacique Raoni, que esteve presente na homologação. O presidente disse que possivelmente seja um dos piores planos na Administração Pública do país e criticou a gestão anterior, pontuando que pegou a gestão desmontada.

Ainda no evento, estiveram presentes as ministras da Mulheres, Cida Gonçalves; dos Povos Originários, Sonia Guajajara; do Desenvolvimento, Simone Tebet; do Meio Ambiente, Marina Silva, além de autoridades políticas e indígenas.

Veja as áreas demarcadas:

Arara do Rio Amônia (AC)
Uneiuxi (AM)
Kariri-Xocó (AL)
Tremembé da Barra do Mundaú (CE)
Rio dos Índios (RS)
Avá-Canoeira (GO)

Leia mais: Prazo para solicitar isenção da taxa do Enem 2023 termina nesta sexta

 


Da Redação

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias