sábado, outubro 5, 2024

Capivara Filó e Agenor Tupinambá são o retrato de um Amazonas que boa parte do Brasil desconhece

Animal havia sido entregue para o Ibama na quinta-feira (27)

Na manhã de domingo (30), após decisão judicial, a capivara Filó foi devolvida ao tiktoker Agenor Tupinambá, dias depois do animal ter sido entregue ao Ibama. Na nova decisão do juiz federal Márcio André Lopes Cavalcante, Agenor pode levar a capivara para o seu habitat natural, contanto que comprove que o transporte será adequado e atestado por um biólogo ou veterinário.

“Enquanto não se efetiva o transporte de Filó, ela deverá permanecer no Zoológico do Tropical Hotel, considerando que o autor informa já ter obtido o aval do RT Biólogo Ricardo dos Santos Amaral”, decidiu o magistrado. Periodicamente, deverá ser informado ao juízo as condições de saúde do animal, devendo também ser facultado livre acesso dos órgãos ambientais para a fiscalização da capivara.

Manifestação

Uma manifestação foi realizada na manhã deste domingo (30), em frente à sede do Ibama, em Manaus. Os manifestantes pediam a imediata soltura do animal, que estava em posse do órgão ambiental.

 

A deputada estadual Joana D’Arc (União Brasil), que acompanha o caso desde o início, chegou a invadir a sede do órgão, para tentar soltar a capivara à força. No entanto, foi contida por seguranças do Ibama. Logo em seguida, ela entrou em uma das salas do local, alegando que estava “fiscalizando” as instalações.

Em nota, o órgão comunicou que a capivara vai ficar com Agenor até sua soltura em uma unidade de conservação previamente selecionada, que abriga outros indivíduos da espécie.

O órgão também repudiou o que chamou de “intimidação praticada contra seus servidores, em uma clara tentativa de deslegitimar a atuação do Instituto no cumprimento da legislação ambiental”.

O caso

O tiktoker de 23 anos, Agenor Tupinambá, de Autazes, interior do Amazonas, que viralizou ao mostrar sua rotina com a capivara ‘Filó’ em sua fazenda, nas redes sociais, recebeu multas do IBAMA de mais de R$ 17 mil na terça-feira (18). Após denúncias por suspeita de abuso, exploração animal e maus-tratos, foi notificado também para retirar todas as publicações feitas com os animais de seus perfis em plataformas digitais.

Em suas redes mostrava não apenas parte do dia a dia com a companhia de “Filó”, mas também com outros animais, que também recebiam os cuidados dele. Dias depois O Tiktoker, compartilhou nas suas redes sociais a notícia que supostamente teria conseguido manter consigo a capivara Filó, após a polêmica envolvendo o Ibama na quinta-feira (20). No entanto após decisão judicial, e uma batalha de 9 dias para conseguir ficar com a capivara Filó, o tiktoker Agenor Tupinambá, 23, que viralizou ao mostrar sua rotina diária nas redes sociais ao lado da capivara, se despediu da mesma nesta quinta-feira (27). Ao lado de familiares e amigos, o estudante de agronomia, entregou o animal ao Ibama em Manaus.

Leia mais: Tiktoker que viralizou em vídeos com capivara, se pronuncia após multa do IBAMA

Reviravolta: Após polêmicas envolvendo o Ibama, Tiktoker supostamente poderá permanecer com a capivara Filó

Desfecho: Tiktoker entrega capivara Filó ao Ibama em Manaus


  • Por July Barbosa.
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias