IA – Estratégia da empresa pode significar cerca de 7.800 empregos perdidos
A empresa International Business Machines (IBM) anunciou que irá interromper contratações para cargos que possam ser substituídos por Inteligência Artificial (IA), essa estratégia da empresa pode significar cerca de 7.800 empregos perdidos nos próximos anos. O CEO da companhia, Arvind Krishna, destacou principalmente o recrutamento para funções administrativas, como na área de Recursos Humanos.
Funções que não tenham diretamente contato com o cliente, tal como Krishna categorizou, totalizam cerca de 26 mil trabalhadores da IBM. Segundo a projeção do executivo, 30% disso será possivelmente substituído por IA e automação, ou seja, 7.800 vagas substituídas pela tecnologia, “Eu poderia ver facilmente 30% disso sendo substituído por IA e automação em um período de cinco anos. ”, disse Krishna.
Segundo um porta-voz da IBM, a redução inclui também os cortes de funções por desgaste ou por se tornar obsoleta. O plano marca uma das maiores estratégias de força de trabalho anunciadas em resposta ao rápido avanço da tecnologia.
A notícia surge como surpresa, mas nem tanto para os que não acreditavam que algo neste sentido pudesse ocorrer devido o boom da inteligência artificial, pelo menos não tão rapidamente.
Atualmente, a IBM emprega cerca de 260 mil trabalhadores e continua contratando para funções de desenvolvimento de software e atendimento ao cliente. Vale lembrar que a companhia também entrou na onda das demissões e anunciou, no início do ano, um corte de 5 mil funcionários.
- Por July Barbosa com informações Olhar Digital.
- Foto: Divulgação.