O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Janja Silva, acompanharam, na manhã deste sábado, 6/5, a coroação de Charles III e da rainha Camilla Bowles, direto da Abadia de Westminster, em Londres, na Inglaterra. Em alguns momentos, o presidente Lula e Janja foram flagrados pelas câmeras da cobertura oficial da cerimônia.
Outras autoridades de Estado, ministros e membros da família real britânica também marcaram presença, como o filho, príncipe de Gales, William e a esposa, a princesa Kate Middleton, o filho Harry, mas estava sem sua esposa, a duquesa de Sussex. Segundo informações, Meghan Markle está na Califórnia, nos Estados Unidos, com os dois filhos do casal, já que hoje também é o quarto aniversário do príncipe Archie.
Também estiveram presentes autoridades políticas mundiais, como o presidente da França, Emmanuel Macron, da Alemanha Frank-Walter Steinmeier, da Polônia Andrzej Duda e das Filipinas Ferdinand Marcos Jr. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi representado por sua esposa, a primeira-dama Jill Biden, dentre outras.
Coroação
A cerimônia de coroação começou às 7h (horário de Brasília) e logo no início, o monarca foi apresentado aos seus súditos britânicos. Após isso, o Rei Charles III fez o juramento sobre o reinado com a mão sobre a bíblia, concebeu sua assinatura e fez uma reza. O rito é profundamente religioso e foi celebrado pelo arcebispo da Cantuária, Justin Welby, líder da Igreja Anglicana.
Por volta das 7h25, o arcebispo Justin Welby realizou uma oração especial para a ocasião.
Momentos depois, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, fez uma leitura da Epístola aos Colossenses.
Após a leitura do Evangelho, houve a apresentação de um coral gospel. Prosseguindo, houve o sermão de Welby.
Foi cantada uma música nas quatro línguas oficiais do Reino Unido: inglês, escocês, galês e irlandês.
O momento sagrado da coroação aconteceu às 7h45, com a unção do óleo sagrado. Ele é feito de especiarias, sendo consagrado em Jerusalém.
O momento não foi mostrado. Um biombo de três lados foi providenciado para garantir “privacidade absoluta” nessa parte da cerimônia.
Em seguida, já coroado e ungido, Charles III saiu em procissão em uma carruagem de ouro pelas ruas do Reino Unido, voltando para a cerimônia de saudação real do Exército inglês, composto por homens de cerca de 30 países do Reino. Ainda nas comemorações, houve uma breve apresentação de aeronaves durante a apresentação do rei ao exército.
Vestimentas e adornos
O rei recebeu os símbolos da monarquia, como a espada e braceletes. Um dos paramentos foram colocados pelo príncipe de Gales, William, seu filho. Com isso, ele foi adornado com o manto imperial e pegou a esfera do soberano, conhecido como “orbe”.
Em seguida, esteve com o anel, vestiu a luva na mão direita, pegou o cetro real e foi abençoado.
Título de rei
O monarca assumiu o trono do Reino Unido em setembro do ano passado, após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II. A coroação da monarca havia sido a última até então, acontecendo a quase 70 anos, em junho de 1953.
Mais de 2.200 pessoas participaram da celebração. De acordo com o Palácio de Buckingham, foram convidados representantes de 203 localidades pelo mundo, bem como agentes comunitários e de caridade.
Leia mais: Lula chega a Londres para a coroação de Charles III, que ocorrerá no sábado
—
Da Redação com informações da CNN / Terra
Fotos: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis
Revisão textual: Érica Moraes