quinta-feira, novembro 21, 2024

‘Por Elas’ – “Se eu tiver que empreender e ser quem eu quero ser, eu vou ser”, diz Márcia Regina, CEO do Grupo Maria

O programa ‘Por Elas’, realizado neste sábado, dia 13 de maio, contou com a presença da CEO do Grupo Maria, especialista em empreendedorismo, contadora e professora pós graduada em contabilidade, Márcia Regina Cardoso. Em bate-papo com a apresentadora Isabela Nunes, conversaram sobre a desromantização do empreendedorismo feminino.

“Márcia Regina é uma mulher hoje que tem essa responsabilidade social aí de estar impactando outras mulheres com a minha história seja ela com a minha vivência, seja ela com tudo aquilo que eu acredito, seja bom pra que nós possamos nos posicionar e também trazer a nossa voz, e ter vez aqui na sociedade”, declara Márcia.

“Quando você começa a ter o conhecimento, eu comecei a estudar sobre o empreendedorismo eu descobri aí um comportamento intraempreendedor que eu já tinha isso dentro das empresas, então por exemplo, você hoje, eu hoje olhando na minha trajetória no passado enquanto CLT, eu era uma intraempreendedora, eu trabalhava para que aquela empresa realmente obtivesse resultado e eu me dedicava como se fosse minha e isso é o intraempreendedorismo e é muito importante hoje, eu trago isso nas minhas palestras, nas minhas aulas sobre empreendedorismo, da importância de um gestor identificar um intraempreendedor na sua empresa”, explica Márcia Regina.

“Falando de mulheres, os motivos pelos quais elas empreendem, os dois que eu posso dizer, os principais motivos seriam, primeiro porque ela quer compor uma renda ali na sua casa né ou ajudar o marido ou muitas das vezes ela é chefe de família e aí ela não se vê em outra situação, porque não consegue uma oportunidade de trabalho, a única forma que ela tem de trazer alimento pra mesa da sua família é empreendendo, e a outra éporque as mulheres querem passar mais tempo com os filhos né, a gente vê aí hoje uma tendência de mulheres fazendo o trabalho reverso, anos atrás a gente saia de casa pra trabalhar fora e hoje você percebe muitas mulheres saindo de fora e indo trabalhar dentro de casa”.

Pontuou Cardoso, a respeito de uma parcela da cadeia de interesses e necessidades femininas ao longo dos anos frente ao empreendedorismo. Dois motivos que permeiam o meio social feminino em determinados contextos, mas que muitas das vezes são as portas para a ampliação dos conhecimentos, onde certos fatores influenciam, a seguir a mesma expõe situações que envolve este meio.

“Tudo parte do desejo, mas só que, só o desejo não sustenta o negócio, ela precisa entender que mais do que um desejo de empreender as vezes aquele sonho tá guardado na gaveta e por algum motivo ela acha que não consegue realizar, eu costumo falar que o empreendedor é um realizador, realizador de sonhos, realizador de projetos, um realizador de tudo, porque se você tem vontade, mas não realiza, nada adianta, nada acontece”, conclui a empreendedora.

“A dificuldade que as mulheres enfrentam para empreender é falta de planejamento, elas não conseguem se planejar, porque se você não se planejar, com certeza esse negócio vai crescer de forma desordenada, e aí também precisa entender de gestão, gestão de processos, gestão de pessoas, gestão financeira é primordial pra você saber, não preciso ser uma contadora, mas você precisa ter esse conhecimento seja ele básico, procure, o quanto você tiver mais de conhecimento vai agregar”, expôs.

Após um bate-papo bastante agregador para as mulheres e à sociedade, Márcia Regina conclui dizendo, “A oportunidade ela vai te levando, mas você tem que ter essa capacidade e essa expertise de ‘ah eu tenho que mudar? Não tem problema nenhum, eu sou dotada de capacidade e de espírito empreendedor pra mudar na hora que tiver que mudar’; O legado que eu quero deixar aí é de realmente uma mulher que passou por aqui, que fez a diferença e que acredita e quer impactar pessoas principalmente mulheres”.

Assista aqui a entrevista completa 

 


  • Por July Barbosa.
  • Correção textual: Erica Moraes.
  • Foto / Ilustração: Marcus Reis.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias