sexta-feira, novembro 22, 2024

Em nova fase da Operação Lesa Pátria, PF cumpre mandados de prisão e busca

Agentes cumprem quatro mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva no Distrito Federal

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 22, a 12ª fase da Operação Lesa Pátria, que busca identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os atos golpistas em Brasília, Distrito Federal, no dia 8 de janeiro.

A PF cumpre dois mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pelo STF, os alvos são os policiais militares que deram ordem de recuo em frente à descida para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Na ocasião, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos de forma violenta, que depredaram móveis, imóveis e objetos das instituições.

De acordo com a PF, os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

Lesa Pátria

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira, 20/1, a Operação Lesa Pátria com o objetivo de “identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os ataques de vandalismo a prédios públicos, ocorridos no dia 8 de janeiro, em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por grupo que depredaram os locais e causaram dano generalizado contra os móveis e objetos daquelas instituições.

Estão sendo cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, diz nota da PF.

A corporação informou ainda que a Operação Lesa Pátria tem caráter permanente, e que serão feitas atualizações periódicas sobre o número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.
A PF pede à população que colabore com os investigadores, caso tenha informações sobre a identificação de “pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos”.

Leia mais: Brasil – Sexta fase da Operação Lesa Pátria foi deflagrada nesta terça-feira


  • Por Redação Convergente
  • Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias