O grupo Natura&Co inicia a etapa mais importante da integração com a Avon, que foi adquirida em 2020 e vem passando por um longo processo de adaptação dos negócios. Desta vez, a companhia vai reunir a força de vendas das duas marcas, reunindo um só cadastro das pessoas que revendem seus produtos.
Além do cadastro, os pedidos também serão registrados em um único aplicativo, recebendo a encomenda em uma única remessa. Os centros de distribuição já foram integrados.
Outra mudança será quanto à nomenclatura das representantes das marcas, chamadas de representantes, no caso da Avon e as consultoras, como são nominadas na Natura. Agora, elas passarão a ter o mesmo nome: consultoras de beleza. A empresa costuma tratá-las no feminino, porque são quase 100% mulheres cadastradas nessa força de vendas.
Segundo o CEO da Natura&Co América Latina, João Paulo Ferreira, hoje, a sobreposição de representantes Avon e consultoras Natura (que vendem as duas marcas ao mesmo tempo) gira em torno de 30% na região. A meta é superar os 70% em alguns meses. O processo começa no Brasil no segundo semestre.
Mudanças consolidadas
A primeira fase contemplou alguma integração das atividades de suporte, comunicação e mudanças no portfólio de produtos, mas ainda há previsão de outros ajustes.
A nova etapa acontece no momento em que o grupo vende a australiana Aesop para a francesa L’Oréal, o que ajuda na estrutura de capital, mas o impacto das condições econômicas no consumo sugere cautela. “O que eu antevejo para o mercado é um consumo muito mais moderado do que vimos no ano passado”, diz Ferreira.
O grupo também se prepara para expandir seu negócio de soluções de pagamento, o Natura&Co Pay, que deve ganhar novo nome e crescer para Argentina e outros países da região.
Depois da venda da Aesop, qual é o próximo passo? Agora, a prioridade é o que nós chamamos de a onda dois, que é a total integração da Avon com a Natura na América Latina.
Investimentos e fortalecimento
João Paulo Ferreira também comentou sobre os investimentos feitos no fortalecimento da marca Avon, com a retomada da comunicação, como por exemplo, a divulgação no BBB, dois anos atrás, além da otimização do portfólio e a introdução de regras comerciais para as representantes Avon mais parecidas com as da Natura.
Outro destaque é quanto a criação do Natura&Co Pay, que ajuda na dinâmica comercial das consultoras e que funciona como uma conta bancária, podendo ser pagos boletos, receber e transferir pix e realizar outras transações comerciais.
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Da Redação com informações Folha de S. Paulo
Fotos: Divulgação / Ilustração: Manoel Almeida
Revisão textual: Vanessa Souza