segunda-feira, novembro 25, 2024

Maduro diz que Venezuela “está de portas abertas” para investidores brasileiros

Presidente venezuelano deu declaração, após encontro bilateral no Palácio do Planalto

Nicolas Maduro, presidente da Venezuela afirmou, na segunda-feira (29), que o governo do seu país está “de portas abertas” para a retomada das relações com empresários brasileiros. “A Venezuela está preparada para que retomemos as nossas relações virtuosas junto a investidores e empresários brasileiros. A Venezuela está de portas abertas, com plenas garantias ao empresariado, para que voltemos ao tempo de investimentos e crescimento econômico”, disse Maduro em discurso após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O líder venezuelano defendeu “colaboração, cooperação conjunta que possa abranger a todas as áreas da economia, comércio, educação, saúde, cultura, agricultura”. “Hoje se abre uma nova época entre as relações de nossos países”, disse Nicolas Maduro, que também fez críticas à forma como as relações entre Brasil e Venezuela foram “fechadas” nos últimos anos por conta do governo Jair Bolsonaro, alinhado aos interesses do governo Donald Trump (2017-2021).

“As portas com o Brasil foram fechadas, ainda que sejamos países vizinhos, países que se amam como povos. As portas foram fechadas em termos de relações financeiras, econômicas, comerciais, culturais, políticas e diplomáticas. Junto de outros governos, tentaram impor um governo à República da Venezuela, mas isso é passado”, acrescentou.

O presidente Nicolas Maduro também defendeu que o seu país entre para os Brics, Bloco econômico composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O presidente Lula disse, na segunda-feira (29), que é favorável a uma moeda comum para os países membros do grupo e afirmou que é necessário muitos países terem mais independência do dólar.

Por fim, o presidente venezuelano disse esperar que as portas de seu país com o Brasil “nunca mais se fechem”, e que as duas nações “precisam estar unidas; estou muito feliz de estar no Brasil, vejo com olhos positivos, amamos a história do povo brasileiro, e esperamos que nunca mais ninguém feche as portas do Brasil com a Venezuela. Brasil e Venezuela precisam estar unidos, de aqui, por diante e para sempre. ”

Leia mais: Após tarde de negociações, governo e professores analisam reajuste salarial de 14%


  • Por Redação Convergente.
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias