!4 dias – Já na contagem regressiva para o maior Festival a céu aberto do mundo, o Portal te indica boas opções de lazer na cidade
Parintins é sinônimo de muita cultura e boi bumbá. Ir à Ilha da Magia, principalmente, no mês de junho, sempre rende boas lembranças e experiências. O Portal te conta curiosidades e opções de lazer na Ilha nesta contagem regressiva para o 56.º Festival Folclórico.
Uma das experiências únicas de Parintins são os famosos triciclos, conhecidos como um verdadeiro meio de transporte tradicional da ilha. É uma das melhores opções para quem quer passear por todos os pontos turísticos e ainda acompanhar o vai-e-vem da cidade lotada.
Feito com uma estrutura de 70% de ferro coberta de lona e movido pelo guidão da bicicleta, teve como um dos seus pioneiros o mecânico de bicicleta, Valdenor Queiroz, na década de 80. E ficou popularmente conhecido na década de 1990, com o crescimento do Festival Folclórico de Parintins.
Como um Patrimônio Cultural e Imaterial do Amazonas, os tricicleiros que conduzem o veículo recebem o apoio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), conquistam renda e mudam de vida, a partir do turismo.
De acordo com dados da empresa, essa função gera emprego e renda para cerca de 300 tricicleiros. A atração turística agrada os visitantes da ilha, sendo o transporte mais procurado para conhecer Parintins, com média de satisfação de 87,32% entre os visitantes.
Visite o Bumbódromo
O Bumbódromo de Parintins abrirá as portas ao público para visitação guiada entre os diias 28 de junho e 2 de julho, entre 9h e 12h. Os interessados devem realizar agendamento que será disponibilizado em breve no portal da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (cultura.am.gov). A abertura das inscrições será anunciada nas redes sociais @culturadoam.
A visita será gratuita com duração de 40 minutos. Serão contemplados 16 grupos de 10 pessoas por dia. O roteiro compreende visita aos murais grafitados do complexo e do entorno, esculturas em alto relevo na área externa, camarotes do Caprichoso e do Garantido, a arena da disputa dos bumbás, salas de apoio à logística de atendimento ao público e os stands oficiais dos bois.
O Secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz, ressalta a importância da iniciativa. “É muito significativo que a população conheça os espaços culturais e saiba suas histórias. Traz valorização para a cultura local, sendo mais uma atração alternativa e gratuita aos visitantes no período do festival”, reitera.
Neste ano, a atividade será enriquecida pela comemoração dos 35 anos do Bumbódromo, celebrada com uma exposição no hall do espaço, que retrata a história do lugar por meio de fotos do próprio acervo do centro cultural.
Polo cultural
Dentro da estrutura do Bumbódromo, também funciona o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro – Unidade Parintins, que coincidentemente está completando 10 anos de existência. O Liceu é uma iniciativa do Governo do Amazonas que busca oportunizar à população cursos artísticos de forma gratuita. Para o historiador e antropólogo Diego Omar, curador da exposição “35 anos do Bumbódromo”, a visitação, nesta época do ano, promove o conhecimento público de várias etapas do processo de construção e reformulação do centro cultural.
“A iniciativa da visitação abre espaço para que tanto os turistas quanto as pessoas naturais de Parintins conheçam este monumento da cultura popular que é o Bumbódromo que, juntamente com o Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro, é um lugar de convergência de diversos setores artísticos da cidade e se transforma em uma referência muito importante para o local”, finaliza o professor.
Nas demais épocas do ano, o Bumbódromo promove atividades educativas e de atendimento à população em suas dependências.
Sobre o festival 2023
O 56.º Festival Folclórico de Parintins trará para a arena do Bumbódromo a disputa entre Caprichoso e Garantido nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho. Promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o festival conta com o patrocínio oficial da Coca-Cola Brasil há 27 anos e tem como base os pilares da Cultura, Turismo e Sustentabilidade.
O povo fala sobre sua expectativa para o Festival 2023:
Lucas de Almeida, estudante de engenharia e torcedor do Garantido, falou sobre esperar um grandioso espetáculo. “A expectativa para o festival de Parintins de 2023 é a mais alta possível. Não só por torcer pelo Garantido e querer que ele seja campeão, mas também por conta do investimento que será feito, já que esse ano é um pouco maior que no ano passado. Acredito que os dois bois farão um grandioso espetáculo na arena e isso faz com que a festa fique ainda melhor. Também estou bem ansioso para ver o contingene de brincantes desse ano, pois o público será ainda maior e isso só engrandece ainda mais o festival”, disse o estudante.
O jornalista Alan Chagas falou sobre uma expectativa grande. “A expectativa é grande, espero que seja mais um festival grandioso, onde as pessoas que vem de fora possam se encantar ainda mais com a festa e claro, voltar outras vezes. Esse é meu 5.º anoparticipando diretamente no festival e a cada ano que passa, me encanto cada vez mais”, afirmou o jornalista.
A jornalista e blogueira Vivian Rodrigues tem sempre ótimas expectativas quanto ao Festival. Segundo ela: “Eu como parintinense tenho sempre as melhores expectativas quando chega o período do festival, Parintins se torna o centro das atenções, todos os olhos se voltam para nossa cidade e, além da gente poder levar a nossa festa para o Brasil, para o mundo, a gente também tem a oportunidade de levar a ilha tupinambarana para quem não conhece, a gente pode falar da nossa cultura, pode falar da nossa culinária, pode mostrar o nosso povo, é uma grande vitrine, então eu acho que o festival, ele nos leva a muita positividade e também em questão da economia, porque uma cidade pequena com poucas oportunidades, o festival é uma grande vitrine para o pequeno empreendedor, para a galera que trabalha o ano todo esperando esse período para conseguir uma renda extra, o festival só me gera ótimas expectativas e acho que esse ano vai ser um festival melhor ainda que o ano passado”.
- Por July Barbosa
- Correção textual: Vanessa Santos
- Foto: Divulgação
- Ilustração: Marcus Reis