Inquérito do caso será conduzido pela Guarda Costeira dos Estados Unidos
Destroços do submarino Titan, que implodiu no fundo do Oceano Atlântico enquanto fazia uma expedição aos restos do Titanic e matou os cinco tripulantes a bordo, foram retirados do mar e chegaram ao porto de Saint John, no Canadá, na quarta-feira (28). De acordo com a Guarda Costeira dos Estados Unidos, possíveis restos humanos foram encontrados junto com os pedaços da embarcação.
As peças de metal do submarino Titan foram descarregadas do navio Horizon Arctic, da Guarda Costeira do Canadá, que participou dos trabalhos de busca, e servirão para investigação que tentará apurar as causas e condições da implosão. Segundo especialistas, as partes do submarino que eram feitas de fibra de carbono estilhaçaram durante a implosão.
O inquérito do caso será conduzido pela Guarda Costeira dos Estados Unidos e terá participação do Canadá e da França, que também participaram dos trabalhos de busca do submarino Titan com navios, aviões e sondas.
O submarino Titan desapareceu no dia 18 de julho e teve seus destroços encontrados no dia 22. Faziam parte da expedição o bilionário e explorador britânico Hamish Harding, de 58 anos; o magnata dos negócios nascido no Paquistão Shahzada Dawood, 48, e seu filho Suleman, de 19, ambos cidadãos britânicos; o oceanógrafo francês e especialista em Titanic Paul-Henri Nargeolet, 77, que visitou os destroços dezenas de vezes; e o norte-americano Stockton Rush, fundador e executivo-chefe da OceanGate, que pilotava o submarino.
Um campo de destroços foi encontrado no fundo do mar, 500 metros da proa do Titanic, que está a quase quatro quilômetros de profundidade e 600 km da costa de Terranova, Canadá. O cargueiro Polar Prince, de bandeira canadense, rebocou o Titan para o mar no fim de semana anterior, mas perdeu contato com o submersível uma hora e 45 minutos depois que o navio iniciou a descida para a área de naufrágio do Titanic.
Leia mais: Netflix é criticada por adicionar Titanic ao seu catálogo após tragédia do submarino
- Por July Barbosa com informações BBC.
- Foto: Divulgação.